Atuação do sistema Cross na região será objeto de investigação na Câmara

crédito: Rodrigo Palassi

Por iniciativa do vereador Anderson de Lana (PRB), a Câmara de Cubatão aprovou em sua 25ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira, dia 25, a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para, no prazo de 45 dias, prorrogáveis por mais 45 dias, investigar as ofertas de vagas na área da saúde e a transparência na fila de espera e critérios adotados, na região metropolitana da Baixada Santista. Em sua defesa da proposta feita em plenário, o vereador lembrou que o Sistema Cross, que é responsável por regular as vagas de internação, em todo o Estado de São Paulo, já passou dos limites, e deve ser investigado, pois tem gente morrendo, sem conseguir internação hospitalar.

Outros vereadores também se manifestaram favoráveis a CEI, caso de Ivan da Silva (PSB), Rafael Tucla (PT), Ricardo Queixão (PDT) Marcinho (PSB), Fábio Roxinho (PMDB), Érika Verçosa (PSDB), que se mostrou revoltada com a indiferença, como Cubatão vem sendo tratada pelos sistemas de saúde de municípios vizinhos. O presidente da Casa de Leis, Rodrigo Alemão (PSDB) aproveitou a declaração de voto para sugerir aos futuros integrantes da CEI, que incluam nas discussões, o CONDESB, uma vez que é importante que a saúde seja pensada em âmbito metropolitano.

Parcerias – O vereador Lalá (SD) apresentou requerimento, onde responsabiliza a gestão anterior, pelo fechamento do Hospital Municipal, o que agravou ainda mais o estado crítico da saúde, em Cubatão. Como a previsão da reabertura do Hospital seja para setembro, o vereador entende que medidas devam ser tomadas, com urgência.

No documento, o vereador pede ao Poder Executivo, em caráter de urgência, que realize gestões para viabilizar parcerias com hospitais, que atendem na Baixada Santista e Grande São Paulo, para o atendimento da população cubatense, na realização de consultas, exames e cirurgias. Foi apresentada Moção de Aplauso aos integrantes da Delegação cubatense que participa dos Jogos Regionais, em São Bernardo do Campo, subscrita por todos os vereadores.

Ainda durante a Sessão, o plenário aprovou a formação de duas Comissões Especiais de Vereadores (CEV). Uma de autoria do vereador Wilson Pio (PSDB), com o objetivo de buscar soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas, portadoras de deficiência e de seus familiares, e outra, do vereador Aguinaldo Araújo (PDT), que terá a responsabilidade de organizar Ato Solene, comemorativo ao Dia do Circulo de Oração, a ser realizado no próximo dia 31 de agosto.

O Plenário aprovou a prorrogação, por mais 45 dias, a atuação da CEV, presidida pelo vereador Rafael Tucla (PT), que busca apurar suposta infringência e desvio de finalidade das contrapartidas estabelecidas, por parte da Concessionária Ecorodovias, na área da extinta Vila Parisi. Também foi prorrogada, por mais 45 dias, a CEV presidida pelo vereador Toninho Vieira (PSDB), criada para apurar as possíveis causas que levaram a Cursan passar pela atual crise financeira.

Ordem do Dia – Última parte da Sessão, a Ordem do Dia, que é dedicada aos projetos de lei enviados pelo Executivo, ou de iniciativa dos vereadores, teve a apreciação de dois projetos de Lei e um Projeto de Emenda à Lei Orgânica. Embora estivesse na Pauta, o Projeto de Lei n° 63/2017, de autoria do Prefeito Municipal foi retirado da Ordem do Dia, devido o envio, na tarde do mesmo dia da Sessão, de uma Mensagem Aditiva pelo Poder Executivo, com isso, o projeto volta às Comissões para nova análise.

Os demais projetos foram aprovados em plenário, caso do Projeto de Lei n° 22/2017, de autoria do vereador Sérgio Calçados (PPS), que institui, no município, o programa Adote uma Lixeira; o Projeto de Emenda à Lei Orgânica n° 02/2017, de autoria do vereador Ivan da Silva (PSB), que cria parágrafo único do artigo 211, que inclui nos Projetos Habitacionais, as pessoas que moram de aluguel, há mais de cinco anos, em Cubatão; e o Projeto de Lei n° 40/2017, do vereador Cléber do Cavaco (PRB), que institui no Calendário Oficial do Município, o Mês do Nordestino.

Cleber do Cavaco informou ainda, que o mês escolhido será outubro, por ser o dia 8 deste mês, comemorativo ao Dia do Nordestino. Informou ainda, que está bem encaminhado a instalação em Cubatão, de um Centro de Tradições Nordestinas, sem custos à municipalidade.

Jorn. Lula Terras – MTb. 13.553