Audiência pública registra o momento difícil da Saúde em Cubatão

crédito: Michel Carvalho

A Câmara Municipal de Cubatão realizou ontem (24/02) Audiência Publica da Saúde, referente ao 3° Quadrimestre de 2016. O encontro foi aberto pelo presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), que convidou para presidir, o vereador Marcinho (PSB), presidente da comissão permanente que trata do Setor.

A audiência foi iniciada com a apresentação de um balanço geral dos serviços de saúde durante o período, e na seqüência, a secretária municipal, Sandra Furquim ficou à disposição para responder aos questionamentos dos participantes, entre vereadores, membros do Conselho Municipal de Saúde e da comunidade.

Rodrigo Alemão perguntou sobre a situação do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que está sendo elaborado em conjunto com o Ministério Público, para a reabertura do Hospital Municipal. A Secretária informou que as tratativas estão sendo feitas, como a coleta de informações para subsidiar os ajustes da rubrica para o Ministério Público.

Ainda sobre o Hospital, que foi motivo da maioria dos questionamentos, Furquim fez questão de não dar qualquer prazo para sua reabertura, justificando a seriedade como o tema vem sendo tratado na atual administração. Ela foi direta ao afirmar que a preocupação maior é não abrir o hospital sem a garantia que não feche mais.

Outro tema levantado, que mereceu uma justificativa da Secretária, foi sobre o programa de adoção de animais. Sandra Furquim lembrou existe um grande obstáculo para que apresente melhores resultados, uma vez que a maioria das pessoas que se apresentam para a adoção, procuram por animais de raça ou filhotes. Com isso os demais animais, que também carecem de um lar, acabam permanecendo no abrigo.

Uma das grandes preocupações a nível nacional, a Febre Amarela, que já apresenta resultados positivos em alguns Estados, também fez parte da pauta. Sobre o tema, a servidora responsável pela Vigilância da Saúde, Ana Alegria informou, que na região, a Campanha de Vacinação vem sendo realizada, no Porto de Santos, pela movimentação que existe de chegada e partida de passageiros e cargas para outras regiões do País. Também o vereador Lalá (SD) informou que tem projeto tramitando na Câmara Municipal, para que a Secretaria de saúde promova uma campanha no município para o combate ao mosquito transmissor.

A Casa da Esperança, que está sob intervenção da Prefeitura de Cubatão, desde setembro de 2013, também foi abordada no encontro, pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alessandro de Oliveira, que apresentou uma série de questionamentos, visando a a melhoria do quadro da saúde no Município. Oliveira fez um convite à secretária municipal, para que integre o movimento , que busca a volta dos serviços de atendimento, pela própria entidade.

Marcinho aproveitou seu tempo para as perguntas e citou outras prioridades, como a implantação do serviço de traumato-ortopedia no Pronto Socorro Central. Ele justificou ser a cidade cortada por importantes rodovias, e ainda atender trabalhadores acidentados das indústrias locais.

Sandra Furquim informou que este serviço também faz parte da série de ajustes que estão sendo estudadas, como prioridades dentro de um planejamento que busca soluções rápidas para questões graves, como o serviço de ambulância, exames médicos laboratoriais. Em suas palavras finais, a Secretária garantiu que sua equipe estará trabalhando para que a Saúde em Cubatão tenha momentos melhores.

Audiência Pública - 24/02/2017       Audiência Pública - 24/02/2017

Texto de Lula Terras