Câmara apresenta mudanças no projeto de reforma administrativa

crédito: Rodrigo Palassi

Os vereadores encaminharam hoje ao Executivo um documento em que sugerem algumas alterações aos projetos de reforma administrativa, sancionados recentemente. Numa reunião ocorrida ontem (25/04), no anfiteatro do Legislativo, o presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), apresentou as mudanças aos servidores municipais. A categoria aprovou quatro das cinco propostas feitas pelos parlamentares ao funcionalismo.

As medidas sugeridas dos vereadores são: escalonar o pagamento de cesta básica, fazendo com que todos servidores retomem o direito ao recebimento do benefício, adequando-se os descontos ao ganhos de cada profissional; aumentar de seis para dez faltas abonadas no ano; fazer com que faltas médicas quando superiores a seis sejam periciadas pela Prefeitura, que deverá ter em seu quadro as especialidades necessárias para a inspeção médica; e, por último, fixar que em caso de aposentadoria por tempo de serviço e idade, a licença prêmio será concedida em pecúnia junto à aposentadoria do servidor.

A proposta de criar uma política de bônus, premiando a assiduidade dos servidores públicos, foi reprovada pela maioria do funcionalismo. Alguns dos grevistas presentes na reunião, afirmaram que a categoria reivindica há anos a criação de um Plano de Carreira, que contemple cargos e salários. Outros destacaram que a suspensão do cartão cidadão representou uma perda significativa nos rendimentos mensais dos profissionais.

Rodrigo Alemão ressaltou que é preciso restabelecer o diálogo entre Legislativo e funcionalismo público. "A Câmara não é inimiga da categoria". O presidente da Câmara afirmou que espera que o triste episódio do dia 28 de março, ocorrido minutos antes da votação dos projetos de reforma administrativa, nunca mais volte a acontecer.

As sugestões feitas pelos servidores municipais durante a reunião também foram anotadas pelos vereadores, que discutirão a viabilidade de cada uma delas. Os parlamentares pretendem se reunir ainda hoje com membros do Executivo para apresentar as propostas do Legislativo, aprovadas pelo funcionalismo municipal.