Redução no número de funcionários da Refinaria preocupa vereadores

crédito: Rodrigo Palassi

A Câmara vai abrir uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar a situação da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão. A informação foi dada ontem (01/08) pelo presidente da Casa, Rodrigo Alemão (PSDB), durante a 26ª Sessão Ordinária. Segundo denúncia do Sindicato dos Petroleiros da Baixada Santista, a Petrobras está reduzindo seu quadro de funcionários em várias unidades, o que aumenta os riscos de acidente, no entender dos sindicalistas.

Em sua justificativa, Rodrigo Alemão diz que a situação é realmente gravíssima, uma vez que existe o risco de acidentes. O pedido para a formação da CEI deverá ser apresentado em plenário na próxima sessão, dia 8

Antes do início da Sessão, foi realizada mais uma edição da Tribuna Popular, desta vez com a participação do consultor e mestre em Sistema de Gestão e Segurança do Trabalho, Nildemar Correa Ruella, representando o Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista, que luta contra a decisão da Petrobras de reduzir seu efetivo na operação em suas unidades.

Nildemar, que conta mais de 30 anos de experiência em petróleo e gás, afirmou que o propósito de sua participação na Tribuna Popular é para alertar os vereadores sobre os riscos que representa a decisão da Petrobrás de reduzir seu quadro de funcionários, em várias unidades, entre as quais, a Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão, onde estão sendo extintos, 80 postos de trabalho. “Uma coisa é certa, reduzindo o quadro de funcionários, a possibilidade da ocorrência de acidentes por erro humano aumenta”, afirmou o consultor, que isenta de culpa os trabalhadores que ficam, por ter seu trabalhado dobrado.

“De todos os acidentes de trabalho, registrados no mundo, 28% deles, ocorrem por erro humano, estatística que não vêm sendo considerada pela direção da Petrobrás”, afirmou Nildemar, que lembrou de alguns acidentes graves ocorridos em unidades da Petrobrás, como o vazamento de quatro mil metros cúbicos de petróleo da Reduc, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, outro da mesma extensão, na Repar, em Araucária, no Paraná, além de outros de repercussão nacional, como o afundamento do navio plataforma P36, em 2001, e o adernamento do navio plataforma, P34, em 2002.

Para dar uma noção da gravidade que representa a situação, o consultor disse que existem unidades dentro da Refinaria local que, caso haja um acidente grave, pode causar inúmeros problemas. Citou como exemplo, se acontecer vazamento de Hidrocarboneto, não só Cubatão poderá ser atingida, mas também cidades próximas como Santos, Guarujá e São Vicente.

Tribuna Popular - Estabelecida pela Resolução n° 2.851, de 28 de dezembro de 2016, a Tribuna Popular é um espaço criado pela Câmara, em que a comunidade cubatense tem a oportunidade de se expressar no plenário, sobre temas de interesse coletivo. Para sua realização, estão reservadas a primeira e terceira sessões ordinárias de cada mês.

Conforme sua regulamentação, para fazer uso da Tribuna Popular, os interessados devem apresentar requerimento, por escrito, à Mesa Diretora da Câmara, que deverá ser entregue, com antecedência mínima de cinco dias, da data requerida.

26ª Sessão Ordinária - 01/08/2017 - Tribuna Popular

fotos: Rodrigo Palassi