Câmara escuta demandas de sociedades de melhoramentos de bairros

crédito: Rodrigo Palassi

Com o objetivo de aproximar o Poder Legislativo das demandas das comunidades, a Câmara promoveu na última quarta (30/08) uma reunião com os presidentes de Sociedades de Melhoramentos dos bairros de Cubatão. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), e acompanhados pelos vereadores Ivan Hildebrando (PSB), Ricardo Queixão (PDT) e Marcinho (PSB).

Rodrigo Alemão disse que o Legislativo, como o poder mais próximo da sociedade, precisa estar atento aos problemas dos diversos bairros da cidade. Primeiramente, ele explicou a dinâmica do parlamento e o funcionamento das comissões permanentes. Em seguida, o presidente da Câmara comentou sobre a Tribuna Popular, mecanismo de participação popular que possibilita que o cidadão se manifeste acerca de diversos assuntos no plenário da Casa Legislativa.

O presidente da Câmara também explicou sobre as particularidades dos trabalhos legislativos (indicações, requerimentos, projetos e moções). Ele ressaltou que tudo o que ocorre no âmbito do parlamento pode ser conferido pela população pelo site institucional (http://www.cubatao.sp.leg.br/). Rodrigo Alemão ainda destacou que é muito importante que os presidentes de associações de bairros tenham conhecimento acerca das atribuições de cada poder.

As lideranças de bairro tiveram a oportunidade de fazer reclamações e comentários sobre diversos temas (saúde, transporte público, manutenção urbana, geração de emprego, entre outros). Como Rodrigo Alemão afirmou, algumas dessas demandas já foram objeto de indicações e requerimentos dos vereadores.

Por sugestão do vereador Ivan Hildebrando, as reuniões do Legislativo com as lideranças de bairros serão mensais. Os problemas de cada bairro deverão ser apresentados formalmente por meio de documento encaminhado à presidência da Câmara.