Câmara promoverá audiência pública para discutir destino do Teatro Municipal

crédito: Rodrigo Palassi

A incorporação do prédio do Teatro Municipal ao Complexo de Saúde foi um dos temas mais discutidos pelos parlamentares na sessão de ontem (20/06). O presidente da Comissão de Educação, Cultura e Assistência Social, Rafael Tucla (PT), apresentou um requerimento, subscrito por todos vereadores, à Mesa Diretora da Câmara solicitando a realização de uma audiência pública para discutir o destino do equipamento, que está abandonado há anos.

O vereador do PT disse que o prédio do Teatro Municipal representa décadas de desperdício de dinheiro público. Ele ressaltou que o equipamento foi construído originalmente para atender as demandas da pasta da saúde, mas posteriormente foi destinado à cultura. Tucla defendeu que o espaço seja destinado ao atendimento médico, contando com centro de oncologia e de hemodiálise, além de câmara hiperbárica.

Tucla afirmou que a participação da população é muito importante, uma vez que, por meio da audiência pública, os vereadores terão a oportunidade de ouvir a sociedade, os movimentos culturais, os conselhos de direitos e as autoridades da cidade.

O presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), disse que o Teatro Municipal nunca foi plenamente um espaço destinado à promoção da cultura. Ele afirmou que a Câmara, como a casa do povo, deve promover esse debate e sugerir alternativas para a instalação de um centro de cultura, como o Parque Anilinas e o Kartódromo. O chefe do Legislativo comentou ainda que as empresas que se interessaram em assumir a gestão do Hospital Municipal têm interesse de utilizar o prédio ao lado da unidade.

Ivan Hildebrando (PSB) lembrou que a gestão anterior prometeu instalar o Quarteirão da Saúde, incorporando o prédio do Teatro Municipal a esse complexo que seria construído. No entanto, o vereador disse que o projeto não saiu do papel e o equipamento voltou a ser pensado para a cultura. Na ocasião, lideranças artísticas, como o diretor do Teatro do Kaos, Lourimar Vieira, firmaram um acordo com a administração passada para desenvolver atividades culturais no local, mas nada foi concretizado.

A audiência pública ficou agendada para a próxima sexta (23/06), às 17h30, no plenário da Câmara. O evento deve reunir representantes dos conselhos municipais de saúde e cultura, além de movimentos sociais, e membros do Executivo.