Câmara se reúne com representantes da Comissão de Desempregados

crédito: Michel Carvalho

O presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), interrompeu a sessão ontem (14/02) por dez minutos para se reunir com os representantes da Comissão de Desempregados de Cubatão. O grupo reclama que as poucas vagas de trabalho oferecidas pelas empresas locais estão sendo ocupadas por profissionais de fora da cidade.

Ronaldo Araújo Queiroz, representante da Comissão, disse que os vereadores precisam estudar formas para viabilizar melhoras no mercado de trabalho local. Ele apresentou um documento aos parlamentares em que se reivindica, entre outros itens, que as vagas oferecidas devem ser encaminhadas ao Posto de Atendimento ao Trabalho (PAT) ou à Comissão.

Queiroz critica as empresas locais por optarem em trazer profissionais de fora da cidade, como se os trabalhadores locais não fossem qualificados. O representante ainda lamentou a falta de fiscalização aos alojamentos que abrigam pessoas de outras regiões do país.

O Polo Industrial de Cubatão teve suas atividades prejudicadas pela crise econômica nacional, que levou à suspensão e redução de contratos, à redução de vagas de emprego, e os efeitos desse quadro atingem, por consequência, os setores de comércio e serviços e a própria arrecadação tributária municipal e estadual.

O presidente da Câmara, em consenso com todos os parlamentares, decidiu que o Legislativo criará uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para tratar da falta de postos de trabalho na cidade. Ele salientou que os representantes da Comissão de Desempregados de Cubatão serão convidados para fazer parte desse grupo, que pretende também dialogar com o Executivo e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP).