Câmara se reúne com Sabesp e reivindica cronograma de obras

crédito: Rodrigo Palassi

Buracos, rebaixamento de bueiros, esgoto a céu aberto e vazamentos são alguns dos problemas ocasionados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) em Cubatão. Com o objetivo de discutir soluções para essa situação, os vereadores, o prefeito Ademário Oliveira e os representantes da empresa se reuniram ontem (21) no Paço Municipal. O encontro definiu qual será a dinâmica das obras emergenciais que serão realizadas por todos os bairros da cidade.

O superintendente regional da Sabesp, João César Queiroz Prado, explicou que os trabalhos emergenciais da Sabesp no município incluem o conserto de ruas por conta dos buracos ocasionados por obras da Companhia, nivelamento das tampas dos bueiros que estão rebaixadas além do limite tolerável, fim do vazamento e do esgoto correndo à céu aberto, incluindo, também, o nivelamento dos poços de visita e reparos na rede de tratamento de esgoto do Jardim Casqueiro, Parque São Luiz, Bolsões 7 e 9.

O presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), e os vereadores Érika Verçosa (PSDB), Jair do Bar (PT), Ivan Hildebrando (PSB), Lala (SD), Marcinho (PSB), Sérgio Calçados (PPS), Rafael Tucla (PT), Ricardo Queixão (PDT), Fábio Roxinho (PMDB), Toninho Vieira (PSDB) e Wilson Pio (PSDB) cobraram da Sabesp um cronograma de obras prioritárias. O Legislativo aprovou recentemente uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) que pretende levantar os pontos mais críticos da cidade em relação a reparos mal feitos ou obras feitas por parte da Companhia, como as do projeto de saneamento Onda Limpa.

O superintendente da Sabesp disse que assim que receber oficialmente da Câmara as informações acerca dos pontos que apresentam problemas, além daqueles que a empresa já tem conhecimento, vai providenciar um cronograma de obras a serem realizadas na cidade.

Outro tema que foi discutido foi a dívida de R$ 61,6 milhões da Prefeitura com a Sabesp, sendo que R$ 47,6 milhões em fase de cobrança judicial e R$ 14 milhões ainda na etapa administrativa. Os vereadores pediram que a Companhia estude uma forma mais justa e equilibrada de parcelamento desse montante, uma vez que a empresa também tem pendências com a municipalidade.

O prefeito Ademário Oliveira disse que o momento é de reconstruir a relação da municipalidade com a Companhia. "A população precisa ter um bom serviço". Já Rodrigo Alemão afirmou que os vereadores estão fazendo a sua parte, apresentando requerimentos e indicações que apontam os problemas causados pela Sabesp em diversos pontos da cidade.