CEV discutirá problemas causados pela circulação de trens na cidade

CEV discutirá problemas causados pela circulação de trens na cidade

crédito: Rodrigo Palassi

Os problemas causados pela circulação de trens na malha ferroviária da cidade serão o foco de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV), criada ontem (6) pela Câmara. Ricardo Queixão (PDT), autor da iniciativa, quer saber se as empresas Rumo, MRS e VLI estão cumprindo as normas de operação, uma vez que o convívio com os vagões dessas transportadoras está cada vez mais conturbado.

Ricardo Queixão criticou as transportadoras pelo descaso em relação às comunidades locais. O vereador disse que é comum observar composições paradas sobre a única passagem de nível que dá acesso à Vila dos Pescadores, o que acaba dificultando a locomoção de pessoas no bairro e, o mais preocupante, a entrada de ambulâncias no local.

O vereador do PDT afirmou que essas empresas, que exploram a malha ferroviária de Cubatão, precisam oferecer contrapartidas efetivas para o município e não simplesmente distribuir cestas básicas a fim de amenizar os danos causados pela circulação dos vagões.

Ivan Hildebrando (PSB) comentou que a legislatura passada criou várias comissões para tratar de problemas com concessionárias de transporte que atuam na cidade. Ele comentou que recentemente o prefeito Ademário Oliveira se reuniu com essas empresas e deu ultimato para que elas respeitem o município. O vereador defendeu a aplicação do Código Municipal de Posturas para multar as transportadoras no caso de descumprimento das normas. "O empresário só se importa quanto mexe no seu bolso", disse Hildebrando.

Já Marcinho (PSB) lembrou a colisão envolvendo duas composições da ALL (agora Rumo) em outubro de 2014 na linha férrea próxima da Vila São José. Ele também criticou a poluição sonora causada pela circulação de trens no 31 de Março, o barulho, que ocorre a qualquer hora, incomoda bastante os moradores do bairro. O vereador cobrou respostas concretas das transportadoras ferroviárias.

A CEV também quer verificar se as composições respeitam o limite de velocidade dos trens na zona urbana e se as empresas executam serviços de limpeza nas vias férreas, que são de responsabilidade das concessionárias.