Comissão discutirá ações para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência

crédito: Rodrigo Palassi

A Comissão Especial de Vereadores (CEV), criada para buscar melhorias na qualidade de vida das pessoas com deficiência e de seus familiares, se reuniu hoje (30/08) para definir a dinâmica dos trabalhos. O presidente da CEV, Wilson Pio (PSDB), disse que o objetivo do grupo é discutir políticas públicas para promover a inserção social da pessoa com deficiência em Cubatão.

A CEV definiu que irá escutar representantes dos seguintes entidades: Associação Cubatense de Defesa dos Direitos das Pessoas Deficientes (ACDDPD), Associação Paradesportiva Cubatense (APC), Associação Casa da Esperança "Leão de Moura", Conselho Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência, ONG Centro de Convivência Normal é Ser Diferente e Grupo de Apoio a Mães e Pais Especiais de Cubatão (GAMPEC). A comissão também que ouvir explicações do Executivo, por meio do Departamento Especial de Políticas para Pessoas com Deficiência.

A CEV pretende debater como medidas que facilitem o ir e vir da pessoa com deficiência, através da adequação de escolas, postos médicos, transporte público, entre outros estabelecimentos. Os vereadores querem levantar a realidade desse segmento populacional na cidade, tentando entender as necessidades próprias da sua condição e, a partir disso, desenvolver políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, nas áreas de empregabilidade, educação, saúde, esporte e lazer, cultura e acessibilidade;

A próxima reunião da CEV será na próxima quarta (06/09) na sala de reuniões do Legislativo. O presidente da Câmara, Rodrigo Alemão, também participou da discussão do encontro.