Comissão discutirá compensação financeira por parte da Ultracargo

crédito: Rodrigo Palassi

Durante a sessão de ontem (07/03), os parlamentares aprovaram a criação da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que discutirá ações para que Cubatão seja inserida no processo de reparação relativo aos danos causados pelo incêndio no terminal da Ultracargo. Sérgio Calçados (PPS), autor da propositura, ressaltou que a cidade sofreu inúmeros prejuízos com esse acidente que ocorreu em abril de 2015 na Alemoa, em Santos.

O vereador do PPS comentou que recentemente a imprensa local noticiou que a Prefeitura de Santos pediu R$ 40 milhões a Ultracargo para investimentos na saúde pública do município. Em acordo com o Ministério Público Estadual (MPE), a empresa gastaria esse valor em reformas de unidades, compra de equipamentos e de ambulâncias. Sérgio Calçados defende que Cubatão participe ativamente das negociações em torno dessa compensação financeira relativa aos danos causados pelo incêndio.

Sérgio Calçados lembrou que os pescadores que atuam no Rio Casqueiro sofreram com a morte de toneladas de peixes após a contaminação das águas, causada pelo incêndio nos tanques da Ultracargo. Além disso, o vereador afirmou que muitos moradores tiveram problemas respiratórios decorrentes da fumaça que permaneceu no local por dias. "A cidade foi prejudicada de forma direta".

Em 2015, uma CEV foi instalada na Câmara para discutir os desdobramentos do incêndio na Alemoa para a cidade de Cubatão. Na ocasião, diretores da Ultracargo, representantes da associação de pescadores e membros do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) foram ouvidos.

Vale Verde

Os vereadores também aprovaram a criação de uma CEV para buscar soluções para as constantes enchentes que atingem o bairro do Vale Verde., O autor da propositura é Aguinaldo Araújo (PDT).