Comissão quer soluções concretas para problemas no viaduto Rubens Paiva

crédito: Rodrigo Palassi

A Comissão Especial de Vereadores (CEV), que busca soluções para problemas no viaduto Rubens Paiva, realizou ontem (17/08) mais uma reunião a fim de exigir respostas dos órgãos envolvidos com a via de acesso, como o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER), a ARTESP (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo), a Ecovias e a Companhia Municipal de Trânsito (CMT). O presidente da CEV, o vereador Toninho Vieira (PSDB), cobra respostas mais efetivas para resolver a confusão que se tornou o trânsito nas imediações do Jardim Casqueiro.

A CEV marcará uma audiência com o secretário estadual de Logística e Transportes, Laurence Casagrande Lourenço. O grupo de trabalho também deliberou por formar uma comissão técnica que incluirá a participação da CMT e da secretaria municipal de Manutenção Urbana e Serviços Públicos. Toninho Vieira ainda disse que está buscando a mediação do deputado federal João Paulo Papa para levar essa demanda do viaduto ao conhecimento do governador do estado.

O superintendente da CMT, Jeferson Cansou, disse que a companhia notificou judicialmente o DER em junho, cobrando explicações sobre o viaduto Rubens Paiva. Gilvan Guimarães, diretor na secretaria municipal de Manutenção Urbana e Serviços Públicos, também confirmou ter notificado o órgão estadual em julho acerca do estado de conservação da referida via de acesso. O DER respondeu que os serviços de manutenção estão sob a responsabilidade da empresa Azevedo&Travassos.

Até o início do ano passado, o viaduto que liga o Jardim Casqueiro ao centro de Cubatão tinha mão dupla. Com a inauguração do novo viaduto construído pelo DER, paralelo ao atual, para receber o tráfego procedente da marginal da Via Anchieta, a Artesp obrigou a implantação da mão única no sentido inverso, no viaduto antigo: Centro-Casqueiro. Com isso, o sistema viário naquela área tornou-se confuso, gerando muitas reclamações dos moradores.

Rafael Tucla (PT) disse que esse imbróglio ocorre por conta da frouxidão política. O vereador comentou que historicamente as concessionárias e os órgãos estaduais acham que mandam na cidade. Ele defendeu que a CEV pressione esses agentes e que, se for necessário, sejam punidos.

Também participaram da reunião os vereadores Sérgio Calçados (PPS), Marcinho (PSB) e Fábio Roxinho (PMDB).