Dom Tarcísio defende diálogo na família durante Sessão Solene

crédito: Rodrigo Palassi

O bispo titular da Diocese de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa, foi o orador oficial da Sessão Solene Comemorativa à Semana da Família, ocorrida ontem (23/08) no plenário da Câmara Municipal. Durante sua explanação, o religioso defendeu que é preciso recuperar o diálogo na família e a capacidade de reconhecer a humanidade do outro.

Conduzida pelo presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), a solenidade contou com a presença na mesa dos trabalhos do prefeito Ademário Oliveira; do assessor eclesiástico, o padre José Myalil Paul; o novo pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Lapa, o padre João Chungath; o pároco da Igreja São Judas Tadeu, o padre Eniroque Ballerini; o diácono Isaque Martins da Silva, da Igreja São Francisco de Assis; o representante do Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos de Cubatão (UNIPEC), o vereador Aguinaldo Araújo (PDT); o pastor evangélico da Igreja Assembleia de Deus (Ministério de Cubatão), o vereador Wilson Pio (PSDB); e o ex-presidente da Câmara, Donizete Tavares, autor do projeto que instituiu a Sessão Solene Comemorativa à Semana da Família.

Sessão Solene Comemorativa à Semana da Família - 23/08/2017

Dom Tarcísio comentou que o tema da 26ª edição da Semana Nacional da Família é   “Família, uma luz para a vida em sociedade”. O religioso ressaltou que o núcleo familiar representa a igreja doméstica, o projeto de Deus e o caminho para construção do Reino. Sobre a conjuntura nacional, o bispo disse que a família, educadora por excelência, pode ser a luz contra a corrupção. Ele ainda criticou o uso compulsivo das tecnologias de comunicação por parte da sociedade. "As pessoas estão ficando invisíveis. A presença que interessa é somente a virtual".

O prefeito municipal aproveitou a solenidade para comentar sobre os desafios da administração pública. Ademário disse que tem se dedicado incansavelmente para recuperar Cubatão, sendo, às vezes, criticado e mal interpretado. O chefe do Executivo Municipal também exaltou a harmonia entre os poderes da cidade. Segundo ele, apesar da falência do sistema republicano no Brasil, no município, o prefeito e os vereadores se uniram pelo bem da população.

A solenidade contou com a apresentação musical do trio Canção e Família. A Sessão Solene foi prestigiada pelos vereadores Dr. Anderson Veterinário (PRB), Marcinho (PSB), Lala (SD), Sérgio Calçados (PPS), Toninho Vieira (PSDB) e Érika Verçosa (PSDB).

Sessão Solene Comemorativa à Semana da Família - 23/08/2017

fotos: Rodrigo Palassi