Em visita à Câmara, prefeito de Praia Grande faz radiografia da saúde

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, visitou hoje (27) a Câmara Municipal de Cubatão. O gestor, atual presidente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), foi recepcionado pelo chefe do Legislativo, Rodrigo Alemão (PSDB), e pelos vereadores. Na pauta do encontro, o documento “radiografia da saúde”, um diagnóstico que elenca  as demandas reprimidas de serviços e reais necessidades orçamentárias do setor para a região metropolitana.

Mourão explicou que o documento elaborado pelas secretarias de saúde dos nove municípios da região é um importante levantamento técnico para que vereadores, prefeitos, deputados federais e estaduais, além de clubes de servir e diversos órgãos interessados no assunto possam adquirir e aprimorar o conhecimento do sistema de saúde regional. Para isso, o presidente do Condesb está realizando visitas pontuais às Câmara Municipais para convidar os parlamentares a comparecerem à reunião do Conselho na próxima quinta (29), às 9h30, no Palácio das Artes, em Praia Grande.

O prefeito de Praia Grande ressaltou que a Baixada Santista é a região que recebe o menor Teto MAC (Média e Alta Complexidade), sendo cerca de R$ 247 milhões anuais para uma população que ultrapassa 1,8 milhão de pessoas. Mourão defendeu um pacto metropolitano para buscar mais recursos e pensar em soluções conjuntas para o setor, com o objetivo de oferecer serviços e atendimentos com mais qualidade para a população.

“Ou a gente finalmente se integra ou dissolvemos a Região Metropolitana”, sentenciou Mourão. Ele ainda defendeu a criação do sistema de transporte coletivo de passageiros, semelhante ao BRT (Bus Rapid Transit) do Rio de Janeiro, para a Baixada Santista. Segundo o prefeito de Praia Grande, o modal reduziria significativamente o tempo de viagem dos muitos trabalhadores da região.

Rodrigo Alemão pediu ao presidente do Condesb que ajude no processo de reabertura do Hospital Municipal de Cubatão.