Érika Verçosa quer programa especial para alunos com baixo rendimento

crédito: Rodrigo Palassi

Érika Verçosa quer programa especial para alunos com baixo rendimento

A educação foi tema central dos trabalhos legislativos apresentados pela vereadora Érika Verçosa (PSDB) na última sessão (30). Em um de seus requerimentos, a parlamentar solicitou à Secretaria de Educação que implante programas especiais para estudantes da rede municipal que apresentam baixo rendimento escolar.

Recorrendo ao artigo 24 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), a vereadora lembrou que o Poder Público tem a obrigação de oferecer estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelos regimentos das secretarias de educação.

Érika Verçosa comentou que existem casos de estudantes de 14 anos que não sabem ler e escrever, sendo considerados analfabetos funcionais. Indignada, a parlamentar disse que esse adolescente certamente encontrará dificuldades no futuro quando concorrer a uma vaga no mercado de trabalho. "A educação é a base de uma sociedade", ressaltou a vereadora.

A parlamentar defende que a Secretaria de Educação mantenha e amplie programas e ações de correção de fluxo do ensino fundamental, por meio do acompanhamento individualizado do aluno com rendimento escolar defasado. Érika Verçosa comentou que recebeu diversas reclamações de pais e professores acerca dessa situação. Ela ainda sugere a adoção de aulas de reforço no turno complementar, estudos de recuperação e progressão parcial, de forma a reposicionar o estudante com dificuldades de aprendizagem no ciclo escolar de maneira compatível com sua idade.

UME José de Anchieta

Érika Verçosa também apresentou requerimento solicitando serviços de pintura e manutenção na Unidade Municipal de Ensino (UME) José de Anchieta, no Parque Fernando Jorge. Em visita ao local, a vereadora constatou o estado de abandono do equipamento público, incluindo vidros quebrados nas salas de aula, ninhos de pombos no pátio telhado e telhado da quadra esportiva totalmente destruído.

A vereadora observou que a UME conta com diversas latas de tinta, adquiridas por meio do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), financiado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Ela lamentou o fato de a pintura da escola estar completamente estagnada por conta da falta de mão de obra. "Não tem ninguém para executar o serviço".