Érika Verçosa solicita ações para acabar com a demora na realização de exames

crédito: Rodrigo Palassi

Na última sessão (06/06), a vereadora Érika Verçosa (PSDB) apresentou requerimento solicitando à Prefeitura que busque alternativas para resolver a demora na realização de mamografia, ultrassonografia e radiografia. A parlamentar disse que a lentidão no agendamento desses exames pode prejudicar de forma significativa o paciente.

A vereadora disse entender o empenho da atual administração em resolver os problemas da saúde pública do município, mas pediu agilidade para diminuir o tempo de espera na realização desses exames. Érika lembrou que o diagnóstico precoce é importante para detecção de doenças e o início do tratamento. A parlamentar chamou a atenção para o caso das gestantes, que estão ficando sem fazer ultrassom durante o pré-natal.

Érika defendeu que a Prefeitura busque maior aproximação com os governos federal e estadual a fim de acabar com a demora na realização de exames. Devido à grande demanda, ela também sugeriu o estabelecimento de parcerias com instituições habilitadas para executar tais procedimentos.

O vereador Toninho Vieira (PSDB) lamentou o fato de o PS Central contar com um aparelho de mamografia, mas não estar à disposição da população por falta de aterramento. Marcinho (PSB) afirmou que é inaceitável as pacientes serem encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque São Luiz pela falta de condições para o funcionamento do equipamento.

CRI

Érika Verçosa (PSDB) também apresentou requerimento pedindo reparos urgentes no Centro de Referência do Idoso (CRI). Em visita ao local, a parlamentar disse que constatou que a unidade não conta com uma recepção adequada, e as calçadas nos arredores estão quebradas, dificultando a passagem, por exemplo, de uma pessoa com cadeira de rodas. A vereadora ainda verificou que existe vazamento dentro do consultório médico.

Durante a justificativa do requerimento, a vereadora do PSDB lembrou o artigo 3º do Estatuto do Idoso, que diz: "É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária".