"Estamos cumprindo os prazos", afirma secretária sobre reabertura do Hospital Municipal

crédito: Rodrigo Palassi

A Câmara realizou ontem (29/05) Audiência Publica da Saúde referente ao 1° Quadrimestre de 2017. Durante a prestação de contas, a secretária da pasta, Sandra Furquim, garantiu que a Prefeitura está cumprindo os prazos relativos ao processo de reabertura do Hospital Municipal e que a unidade voltará a atender a população em setembro.

A Audiência Publica foi aberta pelo presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), que convidou para conduzir os trabalhos, o vereador Marcinho (PSB), presidente da comissão permanente que trata do setor.

A audiência foi iniciada com a apresentação de um balanço geral dos serviços de saúde durante o período, e na sequência, a secretária municipal, Sandra Furquim ficou à disposição para responder aos questionamentos dos participantes, entre vereadores, membros do Conselho Municipal de Saúde e da comunidade em geral.

Furquim explicou que após o cadastramento de entidades sem fins lucrativos do terceiro setor da área da saúde, será lançado o edital de concorrência para concessão do Hospital Municipal. A secretária disse compreender a necessidade da população em ver reaberta a unidade hospitalar, mas alertou que é preciso cumprir os prazos legais do processo.

Sobre a sobrecarga de atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque São Luiz, Furquim admitiu que o aparelho hoje está servindo de porta de entrada e saída de pacientes. Ela afirmou que a Rede de Urgência e Emergência (RUE) da cidade está desorganizada e que a cidade tende a mudar com reabertura do Hospital Municipal. A respeito da possibilidade de transformar o Pronto Socorro Central em uma UPA, a gestora disse que a saúde é um assunto complexo, que apresenta suas especificidades, e que os dois aparelhos públicos têm diferentes funções.

A secretária informou que a UBS do Conjunto Mário Covas será entregue no final de junho. Ela explicou que por conta da inadimplência da gestão anterior com os prestadores de serviços, o cronograma da obra precisou ser alterado. Furquim ainda afirmou que a rede elétrica e hidráulica teve ser reestruturada para a instalação dos aparelhos médicos da unidade.

A chefe da pasta de Saúde ainda admitiu dificuldades no serviço de remoção de pacientes. Ela aguarda a liberação de uma emenda parlamentar para a renovação da frota de veículos destinados a essa finalidade.

Participaram também da Audiência Publica os vereadores Jair do Bar (PT), Lala (SD), Érika Verçosa (PSDB), Ricardo Queixão (PDT) e Ivan Hildebrando (PSB).

Audiência Pública da Saúde - 29/05/17