Grupo 'Desbravadores - Guará Vermelho' participa do A Casa é Sua

foto: Rodrigo Palassi

O grupo de Desbravadores Guará Vermelho esteve ontem (20/07) visitando a Câmara Municipal de Cubatão. Eles participaram do projeto A Casa é Sua em uma pequena excursão.O grupo teve a oportunidade de conhecendo mais profundamente o processo democrático e o cotidiano do Poder Legislativo.

Na primeira etapa da visita os Desbravadores, de 9 à 17 anos, se apresentaram e assistiram há um vídeo didático sobre a importância da cidadania e os três poderes, com ênfase no Legislativo. Após esclarecer as dúvidas, a visita seguiu para o Salão Afonso Schmidt, onde eles puderam conhecer as galerias dos constituintes e dos presidentes da Câmara.

O vereador Rodrigo Alemão (PSDB), presidente da Câmara, se juntou ao grupo de visitantes e esclareceu as principais dúvidas sobre as funções dos vereadores, da mesa diretora e das sessões ordinárias. Mais adiante na visita o vereador Rafael Tucla (PT) também esteve presente, conversando e esclarecendo da melhor forma as questões acerca de suas funções.

O grupo, que em sua maioria visitava a Câmara pela primeira vez, visitou ainda o Arquivo Histórico, que contém os móveis da primeira gestão. Em seguida, os Desbravadores conheceram o plenário da Câmara, Sala Helena Meletti Cunha, espaço em que os vereadores discutem e votam matérias de interesse público. A partir de uma votação realizada entre eles, os estudantes também tiveram a chance de entender como funcionam as sessões ordinárias, simulando uma.

Como Agendar

Escolas públicas e particulares, associações, entidades e outras instituições podem agendar visitas à Câmara entrando em contato com o Setor de Comunicação pelo telefone (13) 3362-1000 ramal 2040 ou pelo e-mail imprensa@camaracubatao.sp.gov.br.