Marcinho defende ampla divulgação da ID Jovem em Cubatão

crédito: Rodrigo Palassi

Possibilitar acesso à meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual são alguns dos benefícios da Identidade Jovem (ID Jovem). Atento à iniciativa do governo federal, o vereador Marcinho (PSB) apresentou na última sessão (03/10) solicitando ao Executivo que, em contato com o Departamento Municipal de Políticas para a Juventude, consiga ampliar a divulgação da ID Jovem na cidade.

Marcinho disse que o programa atende as demandas dos jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social no município. O vereador disse que infelizmente muitos jovens desconhecem como funciona a ID Jovem e acabam não usufruindo dos benefícios que ela assegura.

A ID Jovem é destinada às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do governo federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. O acesso a esses benefícios é garantido por meio da ID Jovem, um documento que deve ser emitido por meio de aplicativo no celular ou pela internet.

No caso de viagens interestaduais, o beneficiário deve apresentar a ID Jovem e a carteira de identidade no momento em que solicitar o bilhete. Serão reservadas duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros; e duas vagas com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas. A reserva de vagas em ônibus interestaduais deverá se feita, no mínimo, três horas antes da viagem.

O vereador Ivan Hildebrando (PSB) elogiou o requerimento do colega de partido e sugeriu que a Secretaria de Assistência Social no momento do recadastramento dos beneficiários do Bolsa-Família, também fizesse a inscrição das pessoas que se enquadram nos requisitos da Id Jovem.