Praça da Cidadania passará a ser chamada Padre Antônio

crédito: Rodrigo Palassi

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, em segunda discussão, o projeto de lei que denomina a Praça da Cidadania, que fica na Avenida Tancredo de Almeida Neves (Vila São José) como Padre Antônio Pereira Luz. A propositura, de autoria do presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), homenageia o religioso, morto em 2015, que atuou na cidade por mais de 25 anos.

Padre Antônio Pereira Luz se tornou responsável pela Paróquia São Francisco de Assis, na Vila Nova, em 1994. Ele desenvolveu um importante trabalho espiritual e social naquela igreja, destacando a criação de várias comunidades nos mais diferentes bairros da cidade.

O religioso criou em 2000 o projeto "são Francisco de Assis", que oferecia sopas, roupas e alimentos a pessoas em situação de rua. Em 2001, Padre Antônio fundou a Associação da Divina Misericórdia (ADMI) com o objetivo de promover cursos de corte e costura e de  computação, além de atendimento psicológico a cidadãos em condição de vulnerabilidade social.

O presidente da Câmara lembrou que Padre Antônio recebeu o título de Cidadão Cubatense numa sessão solene em 2009. A homenagem foi iniciativa do ex-chefe do Legislativo, José Roberto Azzoline Soares (Alemão).

Marcinho (PSB) destacou o serviço pastoral do religioso, além de seu trabalho de evangelização com a criação de diferentes comunidades em Cubatão. Já Dr. Anderson Veterinário (PRB) disse que o pároco era comprometido com as causas sociais e ensinou a todos que o cristão de verdade deve participar da vida política.

O projeto de lei segue agora para a sanção do Executivo Municipal.