Projeto que reforça segurança nas agências bancárias é aprovado

crédito: Rodrigo Palassi

Na sessão de ontem (14/03), os parlamentares aprovaram por unanimidade, em segunda discussão, o projeto de autoria do vereador Marcinho (PSB), que dispõe sobre a instalação de painel entre as caixas eletrônicas e os clientes das agências bancárias.

Pelo projeto aprovado, as agências de banco deverão colocar, no espaço compreendido entre os caixas e os clientes que estão na fila de espera, um painel de material opaco, com, no mínimo de 1,80m de altura. A medida visa impedir a visualização das pessoas que estão utilizando os caixas, a fim de aumentar a segurança dos usuários.

A propositura ainda prevê que cada agência bancária mantenha em funcionamento um painel eletrônico que indique o caixa que está disponível ao atendimento do próximo cliente da fila de espera, se estendendo também aos caixas 24 horas.

Marcinho comentou que muitos marginais já devem ter aplicado golpes a partir da observação da senha dos usuários dos bancos. "Muitas vezes, somos surpreendidos com alguém nos olhando na hora de fazer alguma aplicação financeira".

Aguinaldo Araújo (PDT) disse que o projeto exige prioridade, pois se trata de uma questão de segurança pública. "Algumas iniciativas podem esperar; outras devem ser desenvolvidas gradualmente, já esta do vereador Marcinho merece atenção especial do Executivo".

Rafael Tucla (PT) elogiou o projeto do vereador Marcinho e aproveitou para lamentar a ideia de algumas instituições financeiras que estão testando o modelo de agências sem porta-giratória e com diminuição da guarda armada.

O projeto segue agora para a sanção do prefeito municipal.