Reunião da Frente Parlamentar discute soluções para reduzir crimes no SAI

crédito: Rodrigo Palassi

O investimento social foi o principal assunto da reunião da Frente Parlamentar em Prol da Segurança no Sistema Anchieta-Imigrantes, que ocorreu na última segunda (18/09) na Câmara Municipal de Cubatão. O evento foi coordenado pelos deputados estaduais Cássio Navarro e Caio França e contou com a presença de representantes do DER, Ecovias, Polícia Rodoviária, Secretaria de Segurança Pública e da Prefeitura. O encontro tem o objetivo de buscar soluções para o problema da violência nas mencionadas estradas.

Durante o encontro, o palestrante Rodrigo Hernandes discursou sobre a diminuição da violência através da educação e inclusão social e prendeu a atenção do público. Fundador dos projetos sociais Cuíca - Cultura, Inovação e Cidadania Ativa e Grupo Jabá, Hernandes contou sua própria história, relatando que quando criança morou na periferia de Cubatão e teve a oportunidade de participar de projetos sociais e esportivos, que o fizeram seguir o caminho do esporte. Hoje é autor de dois livros e ministra palestras em todo o País.

De acordo com Navarro, desde o lançamento da Frente algumas medidas já foram executadas a fim de garantir a segurança dos usuários do SAI, como o aumento do efetivo, a implantação de câmeras inteligentes nas rodovias, melhorias na iluminação do trecho de São Vicente e até algumas grades de contenção nas pistas.

A Frente defende tanto melhorias em questões de segurança viária como busca soluções para casos de roubos e demais crimes nas rodovias.

Os presentes fizeram sugestões e perguntaram às autoridades sobre iluminação, animais na pista e policiamento nas Rodovias. O deputado Caio França, vice-coordenador dos trabalhos, também destacou que a Frente Parlamentar defende que a segurança dos usuários depende de ações conjuntas da polícia, Ecovias e investimentos na área social.

A Frente Parlamentar foi lançada em dezembro de 2016 na Assembleia Legislativa do Estado e a primeira reunião ocorreu em São Vicente. Estão previstas outras reuniões em São Bernardo do Campo e Diadema, datas e horários serão definidos.

O chefe do Legislativo Cubatense, Rodrigo Alemão (PSDB), e os parlamentares Lala (SD), Ricardo Queixão (PDT) e Dr. Anderson Veterinário (PRB) participaram da reunião. O vereador Cadu de Praia Grande também esteve presente ao encontro.

Reunião da Frente Parlamentar discute soluções para reduzir crimes no SAI