Reunião discute alternativas para geração de empregos na cidade

crédito: Rodrigo Palassi

Na última sexta (19/05), o vereador Lala (SD) promoveu uma reunião na Câmara para discutir alternativas na criação de vagas de emprego e qualificação profissional na cidade. Participaram do encontro representantes do governo do Estado de São Paulo, Prefeitura e da Comissão dos Desempregados.

Luciano Martins Lourenço, chefe de gabinete da secretaria estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), disse que o Brasil vive um período de crise econômica, que reflete diretamente na geração de empregos. Ele admitiu que o orçamento de sua pasta vem caindo ano após ano, o que dificulta a manutenção de alguns projetos.

Sobre as Frentes de Trabalho, Lourenço afirmou que é preciso aprimorar a iniciativa, atualizando o valor pago para os participantes do projeto. Questionado sobre a abertura de vagas em Cubatão através desse programa, o representante do governo do Estado informou que para este ano os recursos de sua secretaria já estão comprometidos, mas garantiu que a cidade pode ser incluída a partir do ano que vem.

Benaldo Melo, secretário municipal de Obras, Habitação, Emprego e Desenvolvimento Sustentável, afirmou que é preciso estabelecer mais parcerias com o governo do Estado para viabilizar mais cursos para os desempregados. O titular da pasta ainda ressaltou que a administração não aceita nenhum tipo de indicação política para o preenchimento das vagas oferecidas pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Cubatão.

Os vereadores Sérgio Calçados (PPS), Wilson Pio (PSDB), Érika Verçosa (PSDB) e Marcinho (PSB), e o presidente do Sindicato dos Químicos da Baixada Santista, Herbert Passos, também participaram da reunião.