Toninho Vieira sugere a criação de bônus para o funcionalismo municipal

crédito: Rodrigo Palassi

Na última sessão (13), Toninho Vieira (PSDB) apresentou requerimento solicitando ao Executivo que estude a possibilidade de criação de uma bonificação para o servidor público municipal como incentivo ao cumprimento de metas. O documento foi aprovado por 13 votos a 1, sendo o único contrário do vereador Rafael Tucla (PT).

Toninho Vieira comentou que alguns municípios do Brasil estão instituindo premiação anual aos servidores públicos que conseguirem cumprir as metas estabelecidas pela administração municipal, como, no caso do ensino, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O vereador afirmou que em algumas cidades, o número de faltas e afastamentos caiu significativamente após a adoção de um programa de bônus.

"Esse tipo de incentivo é importante e vai render frutos para cidade", disse Toninho Vieira. Ele comentou que é a concessão de bônus é muito comum na iniciativa privada, como o programa de participação nos lucros e resultados (PLR).

O presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), disse que em recente reunião com os sindicatos ligados ao funcionalismo público, os vereadores apresentaram a proposta de criação de um bônus por assiduidade como forma de valorização profissional.

Dr. Anderson Veterinário (PRB) comentou que essa experiência de bonificação já ocorre em Aracaju (SE). Ele sugeriu que a administração municipal adote como política de valorização a adoção de premiação para as escolas que elevarem o IDEB no final do ano.

Por outro lado, Rafael Tucla (PT), que votou contra o requerimento de Toninho Vieira,  afirmou que esse tipo de bônus costuma ser extinto nos períodos de crise financeira. Ele defendeu que a gestão faça um estudo de impacto orçamentário e priorize a valorização do salário do servidor público, estagnado há muitos anos. O vereador ainda explicou que esses prêmios por mérito não incidem na aposentadoria dos funcionários.

Casa do Adolescente

Toninho Vieira também apresentou um requerimento pedindo ao Executivo que implante a "A Casa do Adolescente" no município. Em recente visita ao local, na cidade de São Paulo, o vereador conheceu a instituição, mantida pelo governo estadual, que se destina exclusivamente à saúde integral na adolescência.

O parlamentar comentou que o atendimento é realizado por equipes multiprofissionais (médicos, psicólogos, naturólogos, nutricionistas, enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, entre outros). No local, os adolescentes e acompanhantes recebem atendimentos individuais, e grupais. São realizadas oficinas, laboratórios e outras atividades coletivas com o objetivo de construir estilos de vida saudáveis e a diminuição dos riscos que permeiam esta faixa etária (10 a 19 anos).