Vereadores aprovam implantação do tratamento de catarata em Cubatão

foto: Rodrigo Palassi

Nesta terça (10/07), durante a 23ª sessão ordinária, no plenário do Legislativo, foi apresentado um requerimento de autoria do vereador Rodrigo Alemão (PSDB) que pede ao poder Executivo, junto a Secretaria de Saúde e a fundação São Francisco Xavier, que se faça um planejamento para a implantação do tratamento completo de catarata em Cubatão.

O vereador constatou que atualmente há 16 pacientes no município que aguardam na lista de espera para o tratamento de catarata. Os pedidos de tratamento que estavam sendo encaminhados para o AME de Santos, são agora enviados para o AME de São Vicente. A medida visa maior comodidade para os munícipes.

Mais sobre a Catarata

A catarata ocular é uma doença em que o cristalino, a lente natural dos olhos, perde sua transparência e começa a ficar opaco. Ela pode causar perda parcial ou total da visão, além de deixar a visão turva ou embaçada, diminuir a visão noturna e causa fotofobia (hipersensibilidade à luz).

Outros requerimentos

Alemão apresentou ainda outro requerimento, onde pede que a Administração, junto a CMT, revejam o planejamento do trânsito nas principais vias do bairro Vila Nova. O parlamentar afirma que a medida é necessária devido às recentes expansões do bairro e a concretização futura da Faculdade de Medicina. Objetivando causar menores transtornos aos munícipes.

O vereador Aguinaldo Araújo (PDT) também apresentou requerimento durante a última sessão, onde pede a formação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV), a ser composta por 3 vereadores. A comissão terá então o prazo de 45 dias para a organização do Ato Solene dedicado ao Dia do Círculo de Oração, comemorado em 30 de agosto.