Entidade cubatense de proteção animal recebe a certificação de Utilidade Pública Estadual

crédito: Maiko Santana

A Associação de Defesa da vida Animal de Cubatão (ADVAC) recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 20, o Certificado de Utilidade Pública Estadual, concedido pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. A entrega do documento aconteceu no Gabinete da Presidência da Câmara Municipal, das mãos do deputado Estadual Caio França (PSB), autor do projeto.

Além do Certificado, Caio França entregou ainda, uma relação de alguns benefícios que a ADVAC pode usufruir, na atual condição, como auxílios e subvenções; desconto de 50% nas contas da Sabesp e Eletropaulo; isenção das contribuições destinadas à seguridade social; e Isenção do Imposto de Renda.

Autor do pedido ao deputado, para a certificação, o vereador Ivan da Silva (PSB) tem outra incumbência feita, pelo grupo de protetoras que integram a Ong. As dirigentes da Ong, Denise Gobi Araújo e Vergínia Helena elogiaram a atuação do vereador, e informam, que, ele ficou de intermediar, junto à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), a efetivação do compromisso de construir um abrigo para os animais, que viviam nos bairros Cotas e foram abandonados, com as remoções das famílias para os projetos habitacionais, no município e Região.

Ivan lembra que o pedido para a certificação de Utilidade Pública Estadual aconteceu no final de 2015. “Depois de todo o trâmite, que durou um ano, na Assembléia Legislativa saiu a certificação, através da Lei estadual, n° 16.351, de 30 de dezembro de 2016”, informou o vereador que destaca ainda, que esta certificação foi mais do que merecida para a entidade, que presta relevantes serviços à comunidade cubatense, tanto que já conta com a certificação de Utilidade Pública Municipal, através da Lei n° 3528, de 20 de março de 2012.

Fundada em 20 de novembro de 2007, a ADVAC é formada, basicamente por cubatenses que amam e respeitam a vida animal. Sua forma de atuação é o tratamento de animais resgatados pelas protetoras, através de vermifugação, desrparasitação nos animais acima de quatro meses de idade e cadastramento. Seu trabalho é divulgado, basicamente pelas redes sociais. Hoje, a meta da entidade é conseguir uma sede própria, para facilitar sua atuação.

A entrega do Certificado foi acompanhada, também pelo presidente da Câmara, vereador Rodrigo Alemão (PSDB), e o vereador Marcinho (PSB).

Certificação - ADVAC

fotos: Márcio Pinheiro