Wilson Pio pede melhorias em unidade de ensino da Cota 200

crédito: Rodrigo Palassi

Na última sessão (6), o vereador Wilson Pio (PSDB) apresentou requerimento solicitando ao Executivo que resolva, o mais rápido possível, os problemas da Unidade Municipal de Ensino (UME) Estado do Acre, no bairro Cota 200. Em visita ao local, o parlamentar conversou com os dirigentes da escola e pode verificar as dificuldades enfrentadas por estudantes e profissionais no dia a dia.
Pio comentou que a UME apresenta os seguintes problemas: falta de funcionários, como vigilantes, serventes, secretário, orientador pedagógico e professores; limpeza nas dependências da escola; e manutenção em diversas áreas da referida unidade. O vereador comentou que é comum o diretor atuar como orientador pedagógico na ausência deste profissional.
O vereador ressaltou que, como alunos e profissionais de educação passam em média um terço de seu dia na escola, a qualidade desses ambientes afeta diretamente consideravelmente a vida deles, além de influenciar a realização do projeto político-pedagógico. Pio ainda destacou que é obrigação da administração oferecer condições adequadas para o desenvolvimento das atividades escolares.
Malote Itinerante
O vereador do PSDB também apresentou requerimento pedindo à administração que implante o projeto Malote Itinerante nas UMEs. Pio comentou que muitas vezes os dirigentes escolares ou os professores precisam se ausentarem de seus locais de trabalho para comparecerem à Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) a fim de resolverem alguma questão burocrática, como entrega de documentos ou mesmo comunicação interna. A ideia do parlamentar é que a projeto funcione duas vezes por semana por meio de transporte oficial.