Vereador discute sobre segurança pública da cidade com GCM

Leonardo Cruz sob supervisão

O vereador Alessandro Oliveira (Republicanos) se reuniu, na última sexta (17), com representantes da Guarda Civil Municipal (GCM) e moradores do Jardim Casqueiro e do Conjunto Padre Manoel da Nóbrega. A insegurança nas ruas dos referidos bairros e em toda cidade foi o principal assunto do encontro. Danilo Falcão, corregedor da GCM e Ricardo Alcaraz, comandante da tropa estiveram presentes para a prestação de contas.

Joyce Oliveira, moradora do Casqueiro mencionou a falta de iluminação nas ruas que possibilita as ações dos criminosos. Para ela, a roçagem de mato no bairro e no Jardim Costa e Silva, no qual morou há dois anos, não é feita periodicamente e se torna um agravante para práticas de crimes sexuais. Além disso, a munícipe comentou que, indivíduos pulam o muro, no período da tarde, da escola municipal em que sua filha estuda, Padre Manoel da Nóbrega, se infiltram entre os estudantes e cometem o tráfico de drogas.

Já Rubéns Marques, morador do Conjunto Padre Manoel da Nóbrega, comentou que, recentemente, uma passarela foi entregue aos moradores do bairro, porém, dias depois, houve o furto da fiação elétrica da estrutura. Por esse motivo, segundo ele, uma senhora foi assaltada ontem quando atravessava a ponte e, em seguida, as grades de proteção também foram arrancadas. O munícipe ainda informou que os trens que passam pela linha férrea do bairro costumam demorar de uma a duas horas em cada parada.

Danilo Falcão ressaltou que a maioria das demandas que chegam a GCM são de maneira informal. O representante esclareceu que o email e telefone da ouvidoria da Guarda recebem poucas ocorrências e, devido a isso, os agentes não tomam conhecimento. No entanto, referente aos furtos e roubos, o corregedor informou que os casos, geralmente, acontecem nas madrugadas, horário qual a guarda não realiza o patrulhamento nas ruas.

O comandante da GCM ressaltou que o quadro efetivo de guardas não supre as demandas informais. Para ele, a melhor ação é concentrar o patrulhamento nos bairros com alto índice de criminalidade e combater o foco nas determinadas regiões. Alcaraz ainda esclareceu que, referente a manutenção pública nas ruas, o órgão informa as secretarias responsáveis da cidade.

Alessandro Oliveira afirmou que a falta de urgência na política de Segurança Pública permeia em diversos órgãos da cidade. O parlamentar ressaltou que o patrulhamento na porta das escolas municipais é feito pela Companhia Municipal de Trânsito (CMT), porém, houve uma grande redução de viaturas nos horários de entrada e saída dos alunos. Para o vereador, a equipe da GCM necessita de maiores condições de trabalho e reconhecimento monetário.

Segundo o parlamentar do Republicanos, Pedro de Sá, secretário de Segurança Pública foi um dos convocados, porém, sequer justificou sua ausência.