Allan Matias solicita criação de programa de reabilitação da pessoas com AVC

O vereador Allan Matias (PSDB) solicitou hoje (22), em sessão plenária, a implantação de uma política pública voltada à reabilitação de pacientes pós-acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como “derrame”, que ocorre quando há interrupção do fluxo sanguíneo para uma parte do cérebro. O parlamentar quer que o Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, efetue estudos para criar um programa multiprofissional especializado no cuidado de pessoas que sofreram um AVC, como recomenda o Ministério da Saúde. “O AVC não pode esperar”, ressaltou Allan Matias durante a apresentação dos trabalhos no expediente legislativo.

O parlamentar lembrou que o AVC é a doença que mais incapacita no mundo e a enfermidade que mais mata no país. Segundo Allan Matias, o número de casos de pessoas acometidas pelo AVC poderia ser reduzido com políticas de prevenção, como o controle periódico da pressão. Existem estudos que mostram que o AVC pode ser prevenido em 90% dos casos.

No requerimento, o vereador do PSDB destaca que “a reabilitação precisa ser iniciada desde os primeiros socorros, sendo que a sua eficácia elevará as chances de diminuirmos as sequelas causadas pelo AVC”. A enfermidade pode acontecer em qualquer dia, a qualquer hora e durante qualquer atividade, mesmo durante o sono. Por isso, Allan Matias ressalta a importância de investir em informação em saúde, explicando e tirando dúvidas sobre como identificar e tratar sintomas do derrame, além de evidenciar quais os procedimentos que deverão ser realizados ao constatar que uma pessoa está tendo um AVC.

Allan Matias também explicou que esse programa pode mitigar os danos neurológicos e físicos nos pacientes que sofreram um AVC. O parlamentar comentou que a reabilitação pós-AVC tem como objetivo principal proporcionar ao paciente o máximo de independência nas atividades de vida diárias. Para tanto, segundo o parlamentar, é imprescindível o envolvimento e compromisso do paciente e familiares com as condutas propostas pelos profissionais da equipe.