Alunos da Escola Júlio Conceição participam do programa “A Casa É Sua” e questionam vereadores

Os estudantes da Escola Estadual Júlio Conceição participaram hoje (5) do programa “A Casa É Sua” e tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do Poder Legislativo e o cotidiano parlamentar. Durante a visita, os adolescentes vivenciarem práticas de cidadania ativa, com a participação dos vereadores Sérgio Calçados (PSB), Rodrigo Alemão (PSDB), Alessandro Oliveira (PL), e Guilherme do Salão (PROS).

Primeiramente, os aprendizes assistiram a um vídeo no anfiteatro Hugo Scanavacca. Entre os conteúdos apresentados na projeção, informações sobre os regimes políticos, a divisão de poderes no Brasil, a Constituição Federal, espírito republicano, papel da Câmara Municipal e a importância da participação cidadã. Em seguida, os estudantes tiveram a oportunidade de questionar os vereadores sobre os problemas da cidade e também sobre as atividades parlamentares desenvolvidas no parlamento.

Depois da sabatina com os vereadores, os aprendizes conheceram o plenário da Câmara (Sala Helena Meletti Cunha), espaço em que os representantes eleitos discutem e votam matérias de interesse público. Os estudantes também participaram de uma simulação de eleição para a Mesa Diretora da Câmara em que aprenderam as funções de cada membro desse órgão parlamentar.

Maria Clara, aluna do oitavo ano do ensino fundamental, disse que a visita conscientizou os alunos sobre como o parlamento municipal funciona. Ela afirmou que foi importante interagir com os vereadores na hora da sabatina. Gustavo, também do oitavo ano, disse que a atividade vai fazer a diferença no futuro dos adolescentes, preparando-os para o voto consciente. O estudante ressaltou que entender como opera o sistema político ajuda na hora de escolher os representantes.

A professora Katia Valéria Almeida, responsável pela turma dos alunos, explicou que os estudantes puderam exercer a cidadania na prática, ao levantarem problemas da cidade e manifestarem seus pensamentos e descontentamentos. A educadora disse que o ensino integral desenvolvido na Escola Júlio Conceição estimula o protagonismo juvenil e a autoexpressão, como se observou durante a visita à Câmara.

O programa “A Casa É Sua” é uma atividade permanente de promoção da cidadania da Câmara de Cubatão. Segundo o servidor Michel Carvalho, que conduziu a atividade, o objetivo é capacitar e qualificar a atuação dos cidadãos, com destaque para crianças e jovens da cidade, a fim de que participem ativamente do processo democrático, sob a perspectiva das questões inerentes às funções e à atuação do Poder Legislativo.

Como Agendar

Escolas públicas e particulares, associações, entidades e outras instituições podem agendar visitas à Câmara entrando em contato com o Setor de Comunicação pelo telefone ( (13) 3362-1356/ 3362-1357 ou pelo email: comunicacao@cubatao.sp.leg.br.