Audiência Pública de Saúde discute problemas no atendimento do SAMU

Foto: Leonardo Cruz

Leonardo Cruz sob supervisão

Na última quarta (29/05), a Câmara promoveu a audiência pública da Saúde no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP Cubatão. A prestação de contas foi referente aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril de 2024. O encontro foi conduzido pelo presidente da Comissão Permanente da Saúde, o vereador Tinho (PSD) e contou com a participação de Rony do Bar (PSD), vice-presidente do grupo, Alessandro Oliveira (Republicanos), Guilherme do Salão (PSB) e Márcio Luiz Amorim, secretário adjunto de Saúde.

Na audiência, foram apresentados os dados do Sistema Único de Saúde (SUS), relacionados a prestação de serviço na atenção básica, psicossocial e ambulatorial especializada e hospitalar. Além do número de profissionais atuantes e as formas de contratação, a finalidade orçamentária da pasta e o levantamento das internações, dentre o Departamento de Atenção Hospitalar de Urgência e Emergência (DAHUE) também foram exibidos. O representante do Executivo ainda relatou as fontes dos recursos no tocante a gestão do Hospital Municipal de Cubatão.

Maria de Fátima Queiroz, munícipe da cidade relatou a demora na chegada de ambulância para atender a ocorrência vivenciada com seu filho. A mãe explicou que o menino teve três crises de epilepsia na rua e, após acionar o serviço, os enfermeiros chegaram de moto sem os aparatos médicos apropriados. Para ela, a situação por qual passou é um descaso com o ser humano.

Tinho ressaltou que os dados apresentados nas audiências precisam ser mais aclarados ao parlamento e a população. Após a respectiva munícipe relatar o caso, o vereador pediu ao representante do governo que levantasse a questão na secretaria e reforçou que o Poder Legislativo sempre contribuiu com emendas para a melhor qualidade no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O presidente do grupo de trabalho ainda cobrou maior agilidade em casos como esse e que os atendimentos sejam feitos de forma correta.

Para Alessandro Oliveira, o relato de Maria de Fátima na audiência e o rastreamento das ligações dela solicitando o atendimento é de extrema importância. O parlamentar comentou que, de nada adianta o aumento no quadro de médicos, sendo que não há execução desses servidores na prática. O vereador do Republicanos ainda chamou atenção para o aumento significativo de internações comparado os anos de 2022 e 2023 e reiterou que falta comunicação dos serviços prestados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Guilherme do Salão mencionou a fatalidade ocorrida, em fevereiro deste ano, quando um paciente se jogou do sexto andar do Hospital Municipal. O parlamentar questionou a segurança da ala psiquiátrica e perguntou se vai haver a transferência desses pacientes para o térreo ou primeiro andar. Além disso, o vereador do PSB cobrou providências acerca da manutenção nos ares-condicionados.