Câmara aprova Dia de Combate ao Etarismo em Cubatão

Câmara aprova Dia de Combate ao Etarismo em Cubatão

Foto: Assessoria Parlamentar

Leonardo Cruz sob supervisão

Em sessão ordinária, ocorrida hoje (19), os parlamentares aprovaram o projeto de lei Nº 104/2022, de autoria do vereador Rodrigo Alemão (PSB), que institui o Dia Municipal de Combate ao etarismo. De acordo com a matéria, a data 2 de outubro será escolhida para debater os problemas que afetam os idosos e a criação de agendas específicas para atender a terceira idade em Cubatão.

Na justificativa, Rodrigo Alemão pondera que frases do tipo "Você não tem mais idade para isso!" denuncia a intolerância e a discriminação aos idosos. Ele ressalta no documento que a idade avançada de muitas pessoas dificulta a recolocação no mercado de trabalho e os classifica como inadequadas em meio a população para realizar diversas práticas de atividades físicas. Para o vereador, o preconceito em relação a faixa etária afeta, consideravelmente, a vida social daqueles que possuem mais de 60 anos.

No projeto, o parlamentar ainda salienta que negar o envelhecimento, é recusar as próprias vivências, pois todos, inevitavelmente, estão destinados ao privilégio de se encontrarem na terceira idade.

A matéria foi aprovada em primeira e segunda discussões, sendo a última em regime extraordinário e, agora segue para sanção do prefeito e redação final.