Câmara aprova projeto que estimula a criação de hortas comunitárias e compostagem

Foto: Rodrigo Palassi (CMC)

Os parlamentares aprovaram ontem (27), durante a 18ª Sessão Ordinária, dois projetos de lei de iniciativa do Legislativo Municipal. O PL Nº 47/2021, de autoria do vereador Rony do Bar (PSD), que institui o programa de incentivo a implantação de hortas comunitárias e compostagem na cidade de Cubatão. A proposta, segundo o autor, é utilizar áreas públicas municipais; áreas declaradas de utilidade pública e desocupadas; terrenos de associações de moradores que possuam área para plantio; e terrenos ou glebas particulares.

A ideia do projeto, segundo Rony do Bar, é "levar alimentos aos que mais precisam, utilizando terrenos públicos e privados que não estão sendo usados, já que vários terrenos estão abandonados, sendo foco de mosquito da dengue, além de estarem com muito mato, ratos e baratas". O vereador ainda disse que a instalação de hortas será de extrema importância, não só para os moradores, mas também para entidades filantrópicas da cidade irão se beneficiar de legumes, frutas e verduras plantados nesses terrenos. Além disso, o projeto pretende promover a prática da compostagem, em que se desenvolverá o adubo para ser usado no plantio, evitando o uso de agrotóxicos.

Rodrigo Alemão (PSDB) ressaltou que o trabalho deve ser feito em conjunto entre o terceiro setor com o Poder Público e que o "olhar comunitário é um passo para a solução dos problemas". Além disso, ele disse que essa conscientização ambiental deve ser levada às escolas. "A criança, quando descobrir e aprender sobre, vai levar esse aprendizado para sua casa e vai ensinar para os pais sobre educação ambiental e, assim, esse ensino vai adiante". Por fim, lembrou que no parque Cotia-Pará tem uma horta comunitária e que é "um exemplo a ser seguido", concluiu.

O vereador Guilherme do Salão (PROS) disse que a horta comunitária, além da educação ambiental e dos alimentos que dela serem providos, ela servirá como uma terapia. "Muitas pessoas, ainda mais em tempos como hoje, não tem muito o que fazer. Cuidando da horta, elas ocuparão a cabeça e vão se distrair com uma coisa que vai ser bom para todos, levando comida à quem mais precisa e não tem o que comer", completou o vereador.

Allan Matias (PSDB) comentou que o projeto lembra o seu pai, que passava o dia cuidando da horta e que isso fazia bem pra ele e destacou que, além da parte social e alimentar, "serve como uma terapia, beneficiando todos". Por fim, sugeriu que o autor do projeto entrasse em contato com a secretaria do meio ambiente e de finanças municipal para que "incentivem, de forma financeira, donos de terrenos privados, para que possam ceder os espaços".

Ordem do Dia
O outro projeto aprovado é o PL Nº 05/2021, de autoria do vereador Rodrigo Alemão, que denomina os Blocos A, B, C e D do Conjunto Habitacional Parque Fernando Jorge como Padre Primitivo Baltazar Flores Zevallos. O homenageado, mais conhecido como "Padre Primitivo", tomou posse como pároco na Paróquia São Francisco de Assis em 25 de maio de 1979. Ele foi responsável pela construção do templo, desde o desenho até à conclusão dos trabalhos.

O autor do projeto ressaltou a importância do Padre Primitivo para os mais pobres. Ele relembrou o episódio em que o religioso ajudou as vítimas do incêndio na antiga Vila Socó, acolhendo muitos desabrigados no salão paroquial. "Ele era uma pessoa de Deus, mostrava que deveria servir e não ser servido. Ele foi com seu fusquinha até lá, deixou as portas da igreja abertas para quem precisasse e acolheu todos, dando apoio e tudo que precisassem", concluiu Rodrigo.