Câmara discute medidas para amenizar prejuízos dos profissionais da cultura

O presidente da Câmara, Ricardo Queixão (PSDB), e o vereador Tinho (Republicanos) receberam ontem (27) integrantes do Movimento Articula Cubatão, que entregaram uma Carta Aberta “Em defesa da Vida e da Cultura Cubatense”. O chefe do Legislativo acolheu os apontamentos da comissão e colocou a Câmara Municipal à disposição dos profissionais de cultura, impactados pela pandemia da Covid-19.

Elis Rebouças, produtora cultural, disse que o documento entregue ao presidente da Câmara aponta algumas sugestões para minimizar os danos causados pela pandemia na vida dos profissionais da cultura. “O setor artístico foi o primeiro a parar e será o último a retomar suas atividades”.

A produtora cultura também comentou que o Movimento vem arrecadando alimentos para ajudar os profissionais do campo artístico da cidade, mas não está conseguindo contemplar a todos os desassistidos. Com a Carta Aberta, o coletivo quer abrir um diálogo com o Poder Executivo para criar um auxílio que ampare os artistas locais. “O momento é desafiador e exige mais do que nunca união de esforços e soluções criativas para vencer as adversidades”, disse Fabricio Lopes, outro integrante da comissão.

Tinho encaminhou um pedido de informação às Secretarias Municipais de Cultura e Assistência Social sobre a possibilidade de inclusão desses profissionais culturais na distribuição de cestas básica por parte do Poder Executivo. O parlamentar ressaltou que a situação é muito delicada, uma vez que, por conta da pandemia, as atividades culturais e os eventos estão suspensos, o que impacta diretamente na renda e no sustento dos artistas locais.

Ricardo Queixão disse que a Câmara buscará dialogar com o Poder Executivo para se pensar na criação de algum tipo de auxílio financeiro para esses profissionais da cultura. O chefe do Legislativo Municipal explicou que o envio de um projeto de lei com essa natureza é de competência exclusiva da prefeitura.