Câmara presta homenagem à Secretaria de Cultura por prêmios recebidos

Foto: Rodrigo Palassi (CMC)

O vereador Rony do Bar (PSD) apresentou hoje (3) uma moção de aplauso à Secretaria Municipal de Cultura que recebeu em julho dois prêmios no âmbito do projeto #JuntosPelaCultura2021, desenvolvido pelo Governo do Estado de S. Paulo, nas chamadas de Arte Urbana e também uma vaga no Curso Mais Gestão SP, voltado ao aprofundamento no tema da economia criativa. A homenagem, que ocorreu durante a 19ª Sessão Ordinária, foi subscrita por todos os parlamentares. O secretário municipal de Cultura, José Carlos Rodrigues, e os premiados estiveram presentes no plenário da Câmara.

Na categoria “Arte Urbana”, Cubatão mais nove cidades receberão apoio para a pintura dos murais que deverão ser criados por artistas de cada localidade. O artista plástico Marcos Tuim, referência do grafite na cidade, ficou responsável pelo projeto, que será realizado em conjunto com outros artistas, que vão pintar murais no CEU das Artes, no Jardim Nova República.

Já o Curso Mais Gestão SP selecionou quarenta cidades para que elas participem de atividades de formação e possam trocar conhecimentos, para o fortalecimento da economia criativa. A Secretaria de Cultura, por meio do Departamento de Políticas Públicas para a Diversidade Cultural, indicou Juliana Souza, que é Chefe de Serviço e representante titular da Secretaria Municipal no Conselho de Política Cultural (CMPC) e no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA).

Rony do Bar parabenizou o secretário José Carlos Rodrigues e toda a pasta, que estiveram presentes no plenário da Câmara Municipal. “Quero parabenizar o secretário e todos que fazem parte da secretaria. De sete modalidades, inscreveram a nossa cidade em duas e, nas duas, fomos escolhidos. Quero parabenizar a todos pelo bom trabalho e que continue representando muito bem a nossa cidade”.

Rodrigo Alemão (PSDB) ressaltou que a cultura é uma vocação da cidade e é um motivo orgulho de todos os cubatenses. O vereador comentou que “a arte ajuda na formação do cidadão, deve ser prioridade nos governos, pois sabemos do potencial que nós temos e, por termos parado no tempo, não sabemos como usar esse potencial”. Ele completou dizendo que o turismo no município pode ir além da serra e dos monumentos, transformando Cubatão em polo cultural.

Tinho (Republicanos) também parabenizou toda secretaria e lembrou que recentemente se reuniu com alguns grupos e artistas da cidade, que comentaram sobre as dificuldades que estão atravessando nesse período de pandemia. O vereador afirmou que encaminhou um ofício ao Executivo solicitando um auxílio financeiro aos profissionais da cultura que estão sofrendo com a paralisação das atividades do setor. Ele ainda disse que é preciso iniciar a discussão sobre a realização do Carnaval de 20200, pois, segundo o parlamentar, “a costureira, o pintor, o artista e o ambulante ganham com a festa”.

CEV

Durante a sessão, os vereadores aprovaram a formação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) que acompanhará as medidas e providências necessárias para minimizar as consequências de uma ação direta de inconstitucionalidade que trata das contratações realizadas pela Prefeitura de Cubatão antes de 1988, sem concurso público. A decisão do Tribunal de Justiça do Estado de S. Paulo pode obrigar a administração municipal a exonerar servidores públicos ativos e revogar pensões e aposentadorias de inativos. O objetivo da CEV é estudar detalhadamente a questão e propor soluções para resolver esse imbróglio jurídico.

Alessandro Oliveira (PL), autor da iniciativa, comentou que o requerimento tem como preocupação principal os servidores com mais de 70 anos que poderão ser fortemente afetados. “Estou preocupado com os servidores aposentados, que precisam desses direitos e poderão perde-los. Conversei com o Poder Executivo, falei que precisamos tomar medidas e o Prefeito está disponível”. O vereador pediu o apoio dos pares para assumam a defesa do servidor público municipal.