Câmara sedia evento da Frente Parlamentar de Defesa dos Guarás-Vermelhos

Nesta quinta (20), às 10 horas, será lançada, no plenário da Câmara, a Frente Parlamentar em Defesa dos Ninhais dos Guarás-Vermelhos de Cubatão. A iniciativa, de autoria do deputado estadual Paulo Corrêa Junior (PSD), visa discutir medidas de proteção ambiental dos redutos naturais das aves na Ilha do Tatu, bem como a preservação do habitat e a restrição de novos empreendimentos em regiões ecologicamente sensíveis. O evento reunirá representantes do Legislativo Municipal, da Prefeitura e da sociedade civil.

A Frente busca dialogar com a Autoridade Portuária de Santos (APS) para evitar que o projeto de construção de um pátio de caminhões na Ilha do Tatu, nos arredores de uma região em que vivem mais de 40 mil pessoas. Recentemente, a Prefeitura ofereceu uma área de cerca de 1 milhão de m² para APS, que fica na região conhecida como Sítio dos Areais, no Polo Industrial da Cidade e às margens da Rodovia Cônego Domênico Rangoni.

Cubatão possui uma população significativa de guarás-vermelhos, sendo um dos principais municípios que abrigam a reprodução da espécie no Brasil. Segundo estudos, existem dezenas de ninhos ativos na cidade, sendo que a temporada reprodutiva ocorre entre os meses de novembro e março. O guará-vermelho é um símbolo da biodiversidade do município e, na atualidade, se encontra em extinção, por conta da degradação do habitat, da poluição e da caça ilegal.

O evento de lançamento da Frente é aberto ao público. A atividade será transmitida pela TV Câmara Cubatão, no canal aberto 48.2 e pelas redes sociais do canal legislativo.