Carlos Frango pede albergue noturno para pessoas em situação de rua
Leonardo Cruz sob supervisão
A Câmara aprovou hoje (3), em sessão ordinária, o requerimento de autoria do parlamentar Carlos Guilherme Frango (PSDB), no qual ele solicita a implementação de um albergue noturno destinado às pessoas em situação de rua. Na requisição, Frango também pede um espaço anexado ao abrigo que servirá de acolhimento para os cães que acompanham os referidos desabrigados. “Além de passarem a noite e realizarem seus cuidados pessoais, esses espaços ajudaram na melhora da qualidade de vida e promoção da inclusão social”, justificou o vereador na sua demanda.
Em sua justificativa, Frango ressalta que a grande maioria das pessoas em situação de rua não possuem locais apropriados para dormirem. Ele afirma no documento que instalações adequadas contribuirão para amenizar os riscos de saúde e sociais que esses indivíduos estão suscetíveis. O parlamentar ainda reforça que, além da segurança e acolhimento dessa população, os animais companheiros também terão seus espaços garantidos.
Para Rodrigo Alemão (PSB), as pessoas em situação de rua não possuem o devido acolhimento e olhar do Poder Público para a inserção na vida social. Segundo o vereador, há alguns anos, diversas entidades do município trabalham em prol do amparo para referida população, no entanto, não recebem o apoio do Poder Executivo. O parlamentar também ressaltou que, tendo em vista a falta de políticas públicas da própria gestão da cidade, o essencial é o suporte por parte do governo.
Guilherme do Salão (PSB) destacou a importância de a requisição incluir os espaços dedicados aos cães que acompanham a referida população. Além disso, o parlamentar citou uma situação em que os moradores do bairro Ilha Caraguatá têm, há algum tempo, tentado entrar em contato com a secretaria municipal de Assistência Social para atender um indivíduo que vive sob uma estrutura de madeira usada como depósito de lixo. O vereador reforçou o pedido de ajuda ao rapaz para todos que estavam acompanhando a referida sessão.
Sérgio Calçados (PSB) ressaltou que o Parlamento Cubatense poderia ser mais atuante referente ao pedido da demanda. Ele comentou que muitas pessoas em situação de rua permanecem em frente ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop Cubatão durante o dia, devido ao fato de o abrigo acolher os desabrigados apenas no período noturno. O vereador reiterou que, considerando que Cubatão é uma cidade rica, a realidade vista nas ruas do município deveria ser outra.
Para Alessandro Oliveira (Republicanos) a população de rua em Cubatão é um público invisível aos olhos do Poder Executivo. O vereador salientou que muitos vivem nas ruas, por conta da drogadição e problemas familiares e precisam de ajuda. Contudo, reiterou que a confiança desse público só é alcançada por meio de políticas públicas eficazes que promovem a mudança.