Comissão cobra projeto para regularizar acesso à Ilha Caraguatá

Foto: Assessoria Parlamentar (CMC)

A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata da regularização do acesso do bairro da Ilha Caraguatá se reuniu hoje (14) com o secretário municipal de Obras, Marcos Quarteroli, e a líder comunitária Márcia Guerra. O encontro foi conduzido pelo presidente da CEV, o vereador Guilherme do Salão (PROS) e também contou com a participação de Rodrigo Alemão (PSDB).

Os integrantes da CEV lembraram que há mais de 20 anos os moradores da Ilha Caraguatá buscam solucionar os problemas de acesso ao bairro, sendo que ainda hoje a entrada ao local é improvisada, tendo sido aberta pela própria população, uma vez que a reivindicação não era atendida pelo poder público. Como o acesso é “clandestino”, não há sinalização no local, o que aumenta o risco de acidentes para os motoristas no trecho, situado entre os km 62 e 63 da Rodovia dos Imigrantes.

Os parlamentares solicitaram ao secretário municipal de Obras que apresente todos os processos abertos no Poder Executivo para regularizar o acesso junto à Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). O representante da administração se comprometeu a apresentar os documentos na próxima reunião que será realizada no próximo dia 22.

Memória

Em agosto de 2004, um pedido da Artesp à Ecovias fechou a entrada. A ação provocou a reação da comunidade do bairro. O grande medo era, assim como ainda é, de que com o fechamento a população ficasse isolada, já que a Ilha Caraguatá possui apenas uma entrada.