Comissão de Comércio e Indústria se reúne com diretores da Usiminas

Foto: Assessoria Parlamentar (CMC)

Os vereadores da Comissão Permanente de Indústria, Comércio, Emprego, Trabalho e Renda da Câmara visitaram hoje (28) as instalações da Usiminas em Cubatão. O presidente da Comissão, Fábio Roxinho (MDB) e os parlamentares Guilherme do Salão (PROS) e Sérgio Calçados (PSB) se reuniram com diretores da siderúrgica e discutiram sobre os planos da empresa para a cidade.

Durante a visita, os parlamentares puderam conhecer o processo produtivo de laminação a quente e a frio da Usina de Cubatão, além de conhecerem as instalações do terminal portuário da empresa. Os diretores da Usiminas comentaram que cerca de 90% dos clientes da empresa são do mercado interno e que a expansão da indústria depende da melhora da economia do país, que foi fortemente impactada pela Covid-19.

Os diretores afirmaram que o relacionamento com a comunidade faz parte do planejamento estratégico da corporação. Para os gestores, é muito importante ouvir as demandas do parlamento para desenvolver futuros projetos na cidade. Os gestores também comentaram sobre as ações do Grupo Usiminas no âmbito do Instituto Usiminas, que promove projetos sociais, culturais e ambientais; e da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), atual gestora do Hospital Municipal de Cubatão.

Fábio Roxinho disse estar surpreso com o fato de que o governo do Estado de S. Paulo não ofereça nenhum incentivo fiscal para as indústrias do ramo siderúrgico, tampouco desenvolva um plano de anistia para o setor a fim de ajudar na retomada industrial. O vereador também ressaltou que o processo produtivo da Usiminas, majoritariamente automatizado, exige que os trabalhadores tenham uma nova formação profissional, mais conectada com a realidade digitalizada das indústrias.

Os diretores da empresa que participaram do encontro foram Sergio Leite Andrade, diretor-presidente da Usiminas; Américo Ferreira Neto, vice-presidente industrial Usiminas; e Mateus Alexandre da Silva diretor-executivo da usina de Cubatão.