Comissão de Inquérito exige que Viação Sou explique problemas no transporte municipal

Comissão de Inquérito exige que Viação Sou explique problemas no transporte municipal

Foto: Rodrigo Palassi

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que trata dos problemas do transporte público municipal se reuniu ontem (27) com dirigentes da Viação Sou, responsável pelas linhas de ônibus em Cubatão, e com representantes da Prefeitura. Na pauta, a série de reclamações acerca do serviço prestado pela empresa na cidade. Os trabalhos foram conduzidos pelo chefe do Legislativo, o vereador Topete (PSD), presidente da CEI e contou a presença dos parlamentares Marcinho (PSB), Afonsinho (PSD), Ronaldo da Comissão (PSD), Jair do Bar (PSDB), Xuxa (PSDB), Guilherme Amaral (PSD), Batoré (Agir), Tinho (PSD), Alessandro Oliveira (Republicanos), Carioca (PSDB), e Edson Mota (União Brasil).

O presidente da CEI mencionou que parlamentares foram maltratados ao fazerem uma diligência na empresa. Além disso, os vereadores foram impedidos de falar com o responsável da garagem. Topete criticou a Viação Sou por não enviarem nenhum representante nas reuniões anteriores da comissão. Entre as críticas ao serviço prestado pela empresa, estão o sucateamento da frota, sendo que boa parte dos ônibus apresenta péssimas condições de funcionamento, a sujeira e a falta de ar-condicionado e wi-fi nos veículos.

Alessandro Oliveira, que é relator da CEI, comentou que a Viação Sou não está cumprindo o contrato firmado entre Prefeitura e empresa. O vereador ressaltou que a população está muito insatisfeita com o serviço prestado na cidade, principalmente, considerando a tarifa cobrada. O parlamentar do Republicanos aproveitou a ocasião para criticar o desrespeito da Sou com o legislativo cubatense.

Os representantes da Companhia Municipal de Trânsito (CMT), Edivaldo Antônio, coordenador da CMT, Álvaro Martins Neto, diretor da CMT e Uziel Gonçalves, supervisor da CMT, explicaram que a quantidade de ônibus rodando na cidade hoje é menor do que o previsto. Eles comentaram que a autarquia municipal já emitiu 96 autuações à Viação Sou. Os membros da CMT ainda mencionaram que ontem cinco veículos da frota não saíram da garagem por falta de motorista.

Os representantes da Viação Sou, Alexandre Ferreira (gerente operacional) e Marcelo Santana (diretor operacional), afirmaram que o responsável regional da empresa estará duas vezes por semana na garagem em Cubatão. Eles explicaram que a frota foi reduzida para se adequar ao número de passageiros que hoje é menor do que o que foi previsto no contrato. As demais críticas dos parlamentares à empresa não foram respondidas pelos dirigentes.

Ao final da reunião, o presidente da CEI determinou que a Viação Sou terá, no máximo, cinco dias para encaminhar as respostas à série de questionamentos feitos pelos parlamentares. Renata Almeida dos Santos, chefe de Gabinete, representou a Prefeitura na reunião.