Comissão de Vereadores apoia proposta de cessão de área no Polo Industrial para pátio de caminhões

A Comissão Especial de Representação dos Vereadores (CERV) que busca alternativas à instalação de um pátio regulador de caminhões na Ilha do Tatu, instituída pela Resolução N° 3.052 de 29 de janeiro de 2025, acompanhou hoje (12), o prefeito de Cubatão, César Nascimento, na reunião com o vice-presidente da República Geraldo Alckmin, durante encontro no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em Brasília. Na oportunidade, o chefe do Executivo Municipal ofereceu ao Governo Federal uma área do município com cerca de 1 milhão de m² para que a Autoridade Portuária de Santos (APS). O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa acompanhou a comitiva de Cubatão na audiência.

Alckmin, que também chefia o MDIC, recebeu a proposta da Prefeitura de Cubatão e informou que estudará o assunto e, em seguida, levará a sugestão para o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. A área oferecida fica na região conhecida como Sítio dos Areais (Polo Industrial), às margens da Rodovia Cônego Domênico Rangoni e já possui licenciamento ambiental para receber futuros empreendimentos.

Após o encontro com o vice-presidente, a CERV e o prefeito César Nascimento teriam uma reunião no Ministério de Portos e Aeroportos, no entanto, minutos antes do encontro, a assessoria do ministro Silvio Costa Filho cancelou a audiência. De acordo com a pasta, o ministro foi convocado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma reunião com o governador Tarcísio de Freitas, cujo tema seria a assinatura do edital de construção do túnel Santos - Guarujá.

O presidente da Câmara, o vereador Topete, se mostrou confiante em relação à ideia apresentada pelo prefeito ao vice-presidente da República. O chefe do Legislativo Cubatense ressaltou que é preciso buscar alternativa à instalação do pátio na Ilha do Tatu, uma vez que esse equipamento logístico pode impactar diretamente mais de 40 mil pessoas, que residem na região dos Bolsões e Jardim Casqueiro.

MEMP - A CERV e o prefeito municipal, ainda nesta quarta, se reuniram com o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Márcio França. Durante o encontro, o representante do governo federal apresentou o programa CONTRATA+ Brasil, que visa facilitar a contratação de microempreendedores individuais (MEI) pelas prefeituras do País. O projeto é voltado para MEIs que prestam serviços, principalmente, de manutenção.

Participaram do encontro no gabinete do MDIC, o secretário municipal de Governo, Allan Mathias; o secretário de Emprego e Desenvolvimento Sustentável, Fabrício Lopes; o secretário-adjunto de Obras, Lindomar da Silva Nascimento; e o secretário-adjunto de Governo, Genaldo Santos.