Comissão de Vereadores discute ações para fomentar a atividade econômica na cidade

Na última quinta (8), a Comissão Permanente de Indústria, Comércio, Emprego, Trabalho e Renda da Câmara se reuniu com representantes da Associação Comercial e Industrial de Cubatão (ACIC) e do Centro de Integração e Desenvolvimento Polo de Cubatão (CIDE) para discutir ações que podem mitigar os efeitos da pandemia na atividade econômica da cidade. O encontro foi conduzido pelo presidente da Comissão, Fábio Roxinho (MDB) e contou com a participação do vereador Guilherme do Salão (PROS), o ex-presidente da ACIC, Antônio Teixeira, e a atual presidente da entidade, Célia Cedro o gerente executivo do CIDE CIESP Valmir Ruiz, e o diretor executivo da instituição, Ricardo Salgado. O advogado Malber Ferreira do setor jurídico da ACIC também esteve presente na reunião.

Ruiz sugeriu que a cidade promova encontros de negócios, como ocorrem na capital, uma vez que esses eventos costumam gerar receita para a cidade que sedia essas atividades. Já Salgado defendeu que o setor comercial mantenha os cadastros atualizados junto às indústrias, o seria oportuno de fazer agora com as restrições impostas pela pandemia.

Celia ressaltou que a ACIC buscará oferecer o apoio necessário ao comerciante local. Ela destacou que o trabalho em conjunto com a Câmara e o setor industrial será muito importante para desenvolver a atividade econômica da cidade. Ferreira comentou que as indústrias precisam ter a consciência social de priorizar a mão de obra da cidade, o que impulsiona a geração de renda local.

Teixeira parabenizou o legislativo pelas emendas para a compra das vacinas.
“Só avançaremos com as vacinas. Eu não tenho a menor dúvida, que a população estando vacinada o crescimento do comércio vem “, ressaltou o presidente da ACIC.

Ruiz explicou que a contratação de mão de obra local é assunto exclusivo do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Cubatão, que administra a questão das vagas e o percentual mínimo para os trabalhadores cubatenses. Segundo o gestor do CIDE, não falta mão de obra qualificada na Baixada Santista, mas sim oportunidades de empregos.

Roxinho comentou que se reuniu recentemente com diretores de sindicatos da região e que, segundo eles, a maior parte dos trabalhadores que atuam na cidade é realmente da Baixada Santista. O vereador ainda disse que é preciso que a Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável se reúna com a ACIC e o CIDE para propor ações que viabilizem a criação de empregos na cidade.

Nas próximas reuniões, a Comissão voltará a discutir a questão dos alugueis dos estabelecimentos comerciais durante as fases mais restritivas da pandemia.