Comissão defende a concessão de descontos nos alugueis dos comércios da cidade

A Comissão Permanente de Indústria, Comércio, Emprego, Trabalho e Renda da Câmara se reuniu ontem (11) para discutir as alternativas para mitigar os efeitos da pandemia da Covid-19 na atividade econômica da cidade. O encontro foi conduzido pelo presidente da Comissão, Fábio Roxinho (MDB) e contou com a participação do vereador Guilherme do Salão (PROS) e o delegado local do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), Manoel Deodoro de Almeida.

Com o avanço da pandemia, Roxinho disse acreditar que o cenário de crise tende a piorar afetando diretamente a atividade econômica da cidade, sobretudo, o comércio local. O vereador perguntou ao delegado do CRECI se era possível tentar dialogar com os proprietários de imóveis para reduzir os alugueis que abrigam comércios, principalmente nesse período mais rígido da fase de controle da pandemia e regulação de serviços não essenciais

Roxinho defende que o CRECI trabalhe em conjunto com o Poder Legislativo para ajudar a cidade. “Estamos diagnosticando os problemas e depois vamos propor um remédio, uma solução remédio para essa situação”. Ele disse que o momento exige que todos unam forças para ajudar a cidade.

Já o delegado local do CRECI comentou que o proprietário que tiver “bom senso” vai conceder desconto ao locatário para evitar a inadimplência, porque é melhor essa redução, do que ficar sem receber o aluguel. E, no caso do imóvel ficar vazio, o empresário terá que arcar com o valor do condomínio.

O vereador Guilherme do Salão comentou que agora durante a pandemia tinha dias que por causa do decreto, o estabelecimento tinha que ficar fechado e quando o locatário ia pagar o aluguel, o proprietário exigia o pagamento integral, sem dialogar com o comerciante nem a imobiliária interceder.

Roxinho comentou que existem proprietários que preferem deixar os imóveis ociosos a reduzir os valores dos alugueis. “Estamos vivendo um período de muitas incertezas, o que nos preocupa muito. Sabemos que a nossa cidade tem um Polo Industrial, porém, não vamos reviver aquela época”. Ao final da reunião, os vereadores fizeram um apelo aos proprietários e administradores para que concedam reduções nos valores dos alugueis para que os comerciantes tenham condições de manter seus negócios na cidade.