Comissão discute impactos das obras da terceira pista da Imigrantes para Cubatão
A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata da construção da terceira pista da Imigrantes se reuniu, na última sexta (28/03), na casa legislativa para tratar traçar o plano de trabalho. O encontro foi conduzido pelo presidente da CEV, o vereador Batoré (Agir) e contou com a participação dos parlamentares Guilherme do Salão (PSB), Guilherme Amaral (PSDB), Marcinho (PSB) e Ronaldo da Comissão (PSD). O objetivo da comissão é acompanhar as discussões entre o governo do estado de São Paulo, a Ecovias e a Prefeitura de Cubatão, considerando os impactos dessa obra para os moradores do município.
Batoré comentou que existe a expectativa de promover um encontro da comissão com a deputada estadual Solange Freitas (União Brasil) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para tratar do tema da CEV. O presidente do grupo de trabalho ressaltou que a Câmara de Cubatão deve participar das discussões sobre a instalação da terceira pista da Imigrantes, uma vez que o cronograma de obras da nova ligação entre o Planalto e o Litoral Paulista foi confirmado recentemente pelo presidente da Ecovias, Rui Klein. “A cidade não pode ficar desassistida e nem como última opção da Baixada Santista”, alertou o parlamentar do Agir.
Guilherme do Salão defendeu a realização de estudos técnicos de impacto a fim de verificar os pontos da cidade que irão sofrer com as intervenções de trânsito durante as obras. Já Marcinho chamou a atenção para o alto índice de acidentes que ocorrem nas rodovias que cortam o município, em que as vítimas são atendidas nas unidades de saúde de Cubatão. “Todos os incidentes no Sistema Anchieta/Imigrantes (SAI) acabam sendo tratados na cidade, mesmo assim, não temos nenhum respaldo por isso”, afirmou o vereador.
A comissão irá solicitar informações da secretaria municipal de Saúde em relação ao número de atendimentos referentes a acidentes no SAI em 2024, incluindo os dados da UPA, PS Central e PS Infantil. As próximas reuniões da CEV serão agendadas após o encontro com a deputada estadual.