Comissão quer programa de educação para o trânsito em Cubatão

Foto: Assessoria Parlamentar

A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que estuda melhorias para o Sistema Cicloviário de Cubatão discutiu hoje (6) sobre a necessidade de se criar um programa de educação para o trânsito que promova uma cultura de respeito entre ciclistas, motoristas e pedestres. Além disso, a reunião se debruçou sobre projetos que estão em andamento da Prefeitura Municipal para o setor. O encontro foi conduzido pelo presidente da CEV, o vereador Wilson Pio (PSDB), e contou com a participação dos membros do Poder Executivo, da Companhia Municipal de Trânsito (CMT), da Associação e Ciclismo de Cubatão e do Conselho Municipal de Esportes e lazer.

Os membros da CEV ressaltaram a urgência de um programa de educação para o trânsito com a finalidade de difundir o respeito às leis de trânsito no município. A iniciativa deve promover atividades educativas relacionadas ao sistema de trânsito municipal visando sempre a preservação da vida e a segurança de todos os envolvidos, incluindo os ciclistas. A ideia é atender todas as faixas etárias, ensinando noções básicas das leis de trânsito para as crianças e adolescentes; e orientando as noções necessárias sobre direção defensiva para os adultos.

O supervisor de Estacionamento Regulamentado da Companhia Municipal de Trânsito (CMT), Luiz Carlos Gomes, informou que em breve será confirmada uma data para a realização da Semana Municipal do Trânsito, a fim de promover ações de conscientização e informação à população. Os integrantes da comissão chamaram a atenção para a necessidade de uma educação para o trânsito que contemple o uso consciente de cicloviárias e ciclofaixas. Na reunião, discutiu-se a sugestão de a TV Câmara Cubatão produzir uma campanha educativa de trânsito voltada ao esclarecimento da população sobre questões importantes no convívio entre ciclistas, motoristas e pedestres.

Sobre os projetos em andamento na Prefeitura para o setor ciclístico da cidade, os integrantes do Poder Executivo afirmaram que existe um estudo para interligar a ciclovia da Avenida Henry Borden. Marcos Silva Quarterolli, secretário de Obras, disse que a ciclovia da Avenida Giusfredo Santini será coberta pelas obras da BACUB, em cima do canal. Quanto à implantação de ciclofaixa no restante da Avenida da Nove de Abril, os gestores pontuaram que é necessário analisar e traçar o melhor meio para trazer uma resposta definitiva, baseando-se em estudo técnico, que observe se há ou não condições de realização desta obra.

A ciclovia da Avenida Nove de Abril é considerada ciclofaixa, portanto devido à legislação não é permitido colocar tachões (Resolução Nº 336/2009), somente olhos de gato. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu que deve ser implantada a ciclofaixa para utilização dos pedestres e ciclistas, ou seja, uma faixa compartilhada, porém na cidade ainda não houve a implantação desse modelo. O representante da CMT disse que a alternativa para evitar a entrada de veículos nas ciclofaixas é a instalação de “balaustres” para resguardar a segurança de ciclistas e pedestres.

Ao final da reunião, Wilson Pio ressaltou que é necessário viabilizar medidas eficazes, ainda que sejam a longo prazo, para desenvolver o sistema cicloviário. Para pensar nas melhores soluções para os problemas dos ciclistas da cidade, o presidente da CEV afirmou que a comissão fará vistorias nas ciclovias e ciclofaixas.

Também participaram da reunião o servidor da Secretaria de Planejamento, Antônio Francisco Sarabando, a secretária de Turismo, Thais Margarido Alencar Fortes Rocha e Silva; a representante da Associação e Ciclismo de Cubatão, Luciana Lopes da Silva Brites; e o presidente do Conselho Municipal de Esportes e Lazer, Carlos Alberto Felix.