Comissão se reúne com Ecovias e CMT para discutir sinalização nos acessos aos bairros
Leonardo Cruz sob supervisão
A Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da Câmara realizou ontem (5) uma reunião para discutir os problemas viários enfrentados pelos moradores da Cota 200, Fabril, Pinhal do Miranda e Pilões. O encontro teve o objetivo principal de buscar soluções para a má sinalização de acesso e saída dos referidos bairros e no sentido do tráfego nas vias que levam a Baixada Santista e à Capital. Além de Guilherme do Salão (PSB), presidente da comissão e Tinho (PSD), vice-presidente, também estiveram presentes Roberto Carlos de Lima, Márcio Vono e Felipe Trefiglio Mendes Gomes, representantes da Ecovias, e Evanilde Tertulina, da Companhia Municipal de Trânsito (CMT).
Márcio Vono, coordenador de tráfego da Ecovias, informou que, neste ano, houve um avanço nas obras de pavimentação das rodovias. O representante esclareceu que os trabalhos são executados durante a noite para minimizar o impacto no tráfego de veículos e que é necessário serem feitos, pois estão previstos nas responsabilidades contratuais da concessionária. Ele também ressaltou que as operações de comboio, tanto na descida quanto na subida, contam com viaturas para orientar e controlar o fluxo nas vias.
Sobre a instalação de painéis digitais proposta por Guilherme do Salão, o coordenador mencionou que a Ecovias enfrenta sérios problemas de furto e vandalismo. Segundo ele, a empresa já convocou diversos órgãos representativos dos municípios da Baixada Santista para o planejamento das operações de verão nas pistas da Anchieta e Imigrantes e que o Governo do Estado de São Paulo está realizando estudos para a construção de mais uma via de acesso ao litoral, considerando o alto fluxo de veículos nas estradas. Vono também afirmou que as demandas da Comissão serão levadas ao conhecimento dos responsáveis da Ecovias e, posteriormente, os vereadores serão informados quanto às soluções que forem implementadas.
Roberto Carlos de Lima, supervisor de tráfego da Ecovias comentou que é possível que as passarelas sejam sinalizadas, de forma manual, para que os moradores tenham ciência das alterações no sentido do trânsito. Já Evanilde Tertulina informou que a CMT mantém diálogo, por meio de SMS, com a população a respeito de alertas meteorológicos. A diretora operacional afirmou que a Companhia avisará o Legislativo Cubatense sobre eventuais testes e medidas que forem realizados para resolução do problema.
Tinho ressaltou que o problema de sinalização nas estradas que cortam o município é recorrente. Além da importância em facilitar o entendimento dos moradores no sentido do trânsito, o vereador reiterou que as medidas irão diminuir os riscos de acidentes nas referidas vias.
Por fim, após as informações colocadas pelos representantes, Guilherme do Salão reforçou, novamente, a melhoria da sinalização no sentido do fluxo nas rodovias. O parlamentar sugeriu a inserção de faixas nas passarelas indicando a direção do trânsito, notificações aos moradores, por meio de SMS, alertando sobre as mudanças na rota das estradas e a possibilidade de implementação, em regiões de menos ocorrências de furtos e vandalismo, de painéis digitais.