Em Sessão Solene, Câmara homenageia mulheres inspiradoras de Cubatão

Em Sessão Solene, Câmara homenageia mulheres inspiradoras de Cubatão

Fonte: Rodrigo Palassi

"A melhor professora de história que eu poderia ter foi minha mãe, que me contava a história viva", destacou Marli Lima Silva, oradora oficial da Sessão Solene Comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, ocorrida ontem (13/03) no plenário da Câmara Municipal. A homenageada, que é professora aposentada da rede municipal de ensino, exaltou a importância da ancestralidade e a questão de se valorizar as mulheres que vieram antes e pavimentaram o mundo de hoje. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, o vereador Topete (PSD). Além de Marli, a mesa de autoridades ainda foi composta por Jaque Barbosa, secretária municipal da Mulher e dos Direitos Humanos, e a vice-prefeita da cidade, Andrea Maria Castro.

A oradora oficial tem uma trajetória dedicada à educação do município, tendo atuado em diversas unidades de ensino de Cubatão. Um dos trabalhos mais marcantes de Marli foi como diretora na UME Ulysses Guimarães, na Vila Natal, onde pode criar importantes projetos pedagógicos que envolveram a comunidade, como o “Amigos da Escola”, desenvolvido em parceria com a TV Tribuna. A homenageada também trabalhou no CRAS da Vila Natal e no Fundo Social de Solidariedade.

A oradora oficial também prestou homenagem às mães da Vila Socó, fazendo alusão ao incêndio de grandes proporções que atingiu àquela comunidade em fevereiro de 1984. Ela lembrou que, naquela época, muitos alunos da área incendiada foram estudar na escola em que trabalhava na Vila Natal. Marli ressaltou a resiliência daquelas mulheres que perderam seus companheiros e pais na tragédia, mas que, mesmo assim, se mantiveram fortes por seus filhos, “engolindo a dor”.  

Marli ainda recordou os tempos em que lecionava nas empresas do Polo Industrial de Cubatão, tendo como estudantes os operários das fábricas. Nessa experiência, a professora pode desenvolver a pedagogia de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, que se baseava no conhecimento de vida de cada educando.

Jaque Barbosa destacou que durante sua atuação na Câmara, pode participar desse processo de transformação da cidade.  A secretária mencionou inúmeros projetos aprovados voltados à mulher cubatense, como o da Semana do Empreendedorismo Feminino e o que prioriza vítimas de violência doméstica em programas habitacionais desenvolvidos no município. A gestora também ressaltou que no atual governo, existem oito mulheres comandando pastas municipais, o que significa um compromisso sério com a questão da equidade de gênero.  

Já a vice-prefeita, criticou o machismo estrutural, notabilizado pelo número reduzido de mulheres em cargos executivos no Brasil. Ela defendeu que se rompa com esse processo de discriminação e preconceito. Andrea comentou que utilizou uma frase como mote neste mês: “mulheres geram cidades!”, o que, no seu entendimento, significa que as mulheres são responsáveis pelo desenvolvimento dos municípios quando “fazem, produzem, geram, criam, cuidam, acalentam e acolhem”.

Durante a solenidade, as bancadas com representação na Câmara prestaram homenagem as seguintes mulheres: Rosa Maria Conceição Muratori (PSB), Márcia Maria Gonçales (PSD), Odete do Carmo Silva (Republicanos), Michelle Vitaliano Bernardo (Agir), Rosemar Vieira Pereira (União Brasil) e Noêmia Cristina da Silva (PSDB).