Guilherme do Salão cobra encargos da nova empresa gestora do transporte público

Foto: Assessoria Parlamentar

Leonardo Cruz sob supervisão

Em sessão ordinária, ocorrida ontem (8), Guilherme do Salão (PSB), por meio de requerimento, cobrou informações sobre os encargos da nova empresa gestora do transporte público de Cubatão. No documento, o vereador menciona que, em junho desse ano, foi feita a substituição da Expresso Fênix Viação para a SOU-TRANSPORTES. Além disso, ele pede informações sobre a transferência de carga para os novos cartões, distribuição de passes aos estudantes e esclarecimento sobre possíveis pendências contratuais.

Para o parlamentar do PSB a concessão entre as prestadoras de serviço foi feita de forma errônea. Ele mencionou que, atualmente, em razão da empresa não arcar com a tarifa dos estudantes para a escola, muitos pais estão custeando a passagem do transporte coletivo. Guilherme do Salão também comentou sobre as irregularidades encontradas nos ônibus durante a fiscalização realizada com a Companhia Municipal de Trânsito (CMT).

Tinho (PSD) ressaltou que o requerimento do colega é pertinente. Ele mencionou que também pediu informações acerca da substituição das empresas e disse que o parlamento deve ter ciência das novas diretrizes referente ao transporte municipal. Em razão das irregularidades, o vereador propôs a abertura de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para solucionar o problema.

Fábio Roxinho (Avante) afirmou ter interesse em participar da suposta CEV para tratar dos problemas acerca do transporte. Ele disse que as referidas empresas não cumprem o regime contratual e que, somente por vias judiciais, conseguiu obter as informações necessárias. O parlamentar ainda considera desrespeitoso o descaso com a população cubatense e com a Câmara Municipal.

Alessandro Oliveira (Republicanos) ressaltou que o trabalho dos representantes municipais inclui a preocupação com o transporte. Para ele, o que causa estranheza é a grande maioria dos ônibus estarem deterioados e impróprios para o uso da população. Além disso, o parlamentar reiterou que a melhor solução é a visita in loco dos vereadores à empresa para fiscalizar as atividades e, caso necessário, romper o contrato com a prestadora.

Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional

Os parlamentares também aprovaram o projeto de lei Nº 35/2024, de autoria do vereador Alexandre Topete (PSD), que institui o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional e inclui a data no Calendário Oficial da Cidade.

A matéria foi aprovada em primeira e segunda discussões, sendo a última em regime extraordinário e, agora segue para sanção do prefeito e redação final.