“A família continua uma instituição sólida e reconhecida em nossa sociedade?”, questiona bispo diocesano

Foto: SCS/CMC

A Câmara realizou ontem (21/08), a Sessão Solene Alusiva à Família, no Plenário da Legislativo. Este ano a solenidade contou com o tema: “A Família, como vai?”, tendo como orador oficial Dom Tarcísio Scaramussa, Bispo Diocesano de Santos. Durante o evento, o bispo comentou sobre políticas públicas que podem ser feitas para combater as desigualdades sociais e  que gerem proteção as famílias.

O encontro que comemora a Semana da Família foi conduzido pelo chefe do Legislativo, Fábio Roxinho (MDB),  e estiveram também na mesa oficial dos trabalhos o vice-prefeito Pedro de Sá;  o assessor eclesiástico, o padre José Myalil Paul; o pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Lapa, o padre João Chungath; o pároco da igreja São Judas Tadeu, Wilson José, o padre Eniroque Ballerini; e o ex-presidente da Câmara, Donizete Tavares, autor do decreto legislativo que instituiu a Sessão Solene Comemorativa à Semana da Família.

Estiveram presentes os vereadores Marcinho (PSB); Rodrigo Alemão (PSDB); Antônio de Pádua (PT); Sérgio Calçados (Cidadania), Toninho Vieira (PSDB) e Wilson Pio (PSDB). Prestigiaram também o evento,

A Semana Nacional da Família iniciou-se em 1973 na Diocese de Santos, nas Equipes de Nossa Senhora, e assumiu o âmbito nacional há 25 anos sob coordenação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O bispo explicou que devido as mudanças sociais, tecnologias e sociais foi importante retomar o tema: “Família, como vai?”, após 25 anos. Dom Tarcísio entende que estas transformações sociais geraram mudanças comportamentais nas relações e com isso sempre existe a duvida se a família ainda continua cumprindo o seu papel de acolhimento e mantendo a harmonia. “Será que a família continua como uma instituição sólida e reconhecida em nossa sociedade?”, questionou em sua explanação.

Dom Tarcísio responde que apesar dos problemas que as famílias enfrentam elas continuam fortes e seguindo a mesmo caminho. Por conta disso, o bispo pediu que os parlamentares promovessem políticas públicas que gerassem proteção a família e estabeleçam um bem estar social, combatendo as desigualdades. “A família está enfraquecida do ponto de vista cultural e do comportamento das pessoas e até mesmo do ponto de vista ético, por conta do individualismo”, apontou.

No final de sua explanação, o bispo Dom Tarcísio citou uma frase dita recentemente pelo Papa Francisco: “Cuidemos das famílias, porque são verdadeiras escolas do amanhã, são escolas da liberdade, são centros de humanidade e laboratório de humanização”.

Antes da solenidade terminar, o Coral do Projeto Músicos Católicos da Baixada Santista (MCBS), sob regência do músico Célio Peres, cantaram uma música temática à família.