“Festa de São Francisco de Assis” entra para o calendário Oficial da cidade

Na ultima sessão (05/11), foi aprovado pelos parlamentares o projeto nº 111/2017, que institui no calendário oficial de Cubatão a “Festa de São Francisco de Assis”, a ser comemorada anualmente de 25 de setembro a 04 de outubro. A propositura foi aprovada em primeira e segunda discussões, sendo a última em regime extraordinário

O projeto é de autoria do presidente da Câmara, o vereador Rodrigo Alemão (PSDB) que, ao comentar a iniciativa, confessou não saber que a data da comemoração ainda não era oficial, pois a homenagem ao santo é festejada todos os anos na Paróquia São Francisco de Assis, na Vila Nova.

"O evento reúne milhares de religiosos durante as missas diárias, com a presença de inúmeros padres de outras comunidades. Os fiéis participam também das atividades culturais, shows e comidas típicas, que são tradicionais nessas festas", disse Rodrigo Alemão. O presidente da Câmara ainda comentou que o ponto alto é no dia 4 de outubro, em que se comemoram o Dia de São Francisco de Assis e o aniversário da paróquia, sendo realizada a benção dos animais e a partilha de bolo, feito pelas paroquianas.

São Francisco
São Francisco era italiano e em vida abdicou de toda sua riqueza após ter visões que o fizeram seguir pelo caminho da igreja católica. Ele foi bondoso com os pobres, enfermos e animais. Conta-se que perto do fim da vida recebeu as chagas de Cristo após uma visão com o mesmo. São Francisco faleceu em 1226, com apenas 44 anos e foi canonizado dois anos depois pelo Papa Gregório IX.

Outros projetos

Os parlamentares também aprovaram dois projetos de autoria do Executivo: o que altera a formação do Conselho Municipal de Turismo; e o que institui o Fundo Municipal da Juventude.

As proposituras foram aprovadas em primeira e segunda discussões, sendo a última em regime extraordinário.